Inclusão Digital para professores: noções e perspectivas

A sala de aula e a escola do século XXI já não são as mesmas do passado, vivemos um período de profundas mudanças e transformações, principalmente na forma como temos acesso à informação – num modelo mais democratizado e ágil. O professor neste cenário se depara com novas necessidades – pessoais e dos próprios alunos – que outrora não faziam parte de seu ofício, se vê carente de habilidades que tem se consolidado como indispensáveis para o pleno desenvolvimento de suas atividades. Todas essas mudanças são fruto do que estudiosos e pesquisadores chamam de “era digital” ou “era da informação”, e é nesse contexto que o professor do século XXI é convocado a se adaptar e utilizar das novas tecnologias em favor do aprendizado, bem como na construção de novas metodologias para a sala de aula com intuito de dinamizar e transformar o espaço escolar. Com este intuito propomos refletir sobre o conceito e ação prática de Inclusão Digital no âmbito escolar, como também perspectivas e indicações práticas para o professor adquirir novas habilidades capazes de reestruturar e dar novo significado a prática docente.