WebQuest e WebFind como metodologias no processo educativo

DESCRIÇÃO: Esta oficina possibilita orientar professores e alunos para o uso da internet como extensão de fontes de informação e conhecimento com fins educacionais por meio das metodologias WebQuest(WQ) e WebFind(WF). Diversos são os desafios para professores no que diz respeito à prática pedagógica utilizando as tecnologias digitais no currículo escolar, por isto, propostas simples como esta podem beneficiar o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos mediado pelas novas tecnologias. DESCRIÇÃO DAS METODOLOGIAS: - A metodologia on-line de pesquisa orientada na internet, denominada WQ, foi proposta por Bernie Dodge (1995) e trata-se da construção de um espaço virtual, site, aplicativo, etc. A mesma tem a finalidade de propor a realização de uma tarefa sobre algum conteúdo, seguindo algumas orientações presentes na WQ, com acesso a materiais sugerido pelo professor. Não há um roteiro estático, uma vez que os alunos têm autonomia para a realização da atividade de maneira não sequencial, porém orientados pela WQ. - A WebFind por sua vez, é o local virtual que reúne os resultados obtidos na realização da tarefa de uma WQ. Portanto, trata-se de uma técnica de resposta à WQ, construída na mesma perspectiva da WQ, como propôs Oliveira (2014). A WF deve reunir os achados da pesquisa online orientada por uma WQ, bem como os produtos virtuais concretizados, como imagens, vídeos, etc., possibilitando ainda o compartilhamento do conhecimento construído. DESCRIÇÃO DA FERRAMENTA: - Para desenvolvimento das atividades será utilizado o Google Sites.

Coautores

PABLO ROBERTO FERNANDES DE OLIVEIRA