IoT no Ensino de Libras

O projeto de extensão IoT no Ensino de Línguas tem o intuito de explorar a utilização de dispositivos conectados à internet, os quais se comunicam entre si, para facilitação do processo de ensino-aprendizagem de línguas, sejam elas estrangeiras, materna ou Libras. A presente pesquisa - no estágio atual - visa a obtenção de dados acerca de ferramentas disponíveis para o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e que realizam a conversão da aula do professor para a linguagem de sinais em tempo real. Sem prescindir da conectividade, utilizar-se-á dispositivos de IoT (do Inglês Internet of Things, também chamada de Internet das Coisas), que sejam os equipamentos mais acessíveis aos jovens da geração Y, dentre eles smartphones, tablets, laptops, smart TVs e, um dispositivo em especial que tem se mostrado bastante versátil e acessível para a aquisição por parte das escolas, o Raspberry Pi. Desta forma, almeja-se promover uma disseminação do ensino de Libras, que é atualmente a 2ª língua oficial do Brasil, e possibilitar uma inclusão eficiente do cidadão surdo na sociedade brasileira a começar nas salas de aula das escolas públicas. Esta pesquisa tem atuado inicialmente na comunidade interna do IFPE Campus Palmares e, pretende-se expandi-la para toda a comunidade externa. Ao configurar-se um dispositivo Raspberry Pi para funcionar como uma central multimídia para o laboratório de línguas da escola, pretende-se agora viabilizar o seu uso para ensinar Libras aos ouvintes e língua estrangeira e portuguesa ao surdo de forma mais interativa.

Coautores

Ricson Jose de Santana, Edigilson Ferreira de Albuquerque, CRISTIAN RAFAEL GOMES DE LIMA, João Rafael Freire Angelino de Morais