Utilizando a Robótica Pedagógica para Discutir Noções de Conceitos Matemáticos no Ensino de Matemática.

Uma pesquisa em andamento do Mestrado em Educação e Ciências da Universidade Federal de Goiás, cujo objetivo é analisar como se dá a interação entre os alunos e a robótica pedagógica em termos de ludismo. Nesse sentido, proporcionar uma oportunidade para se repensar determinados aspectos presentes no processo ensino-aprendizagem, apoiados na experimentação de ensaios e erros, propor ainda uma nova relação professor/aluno, na qual ambos caminham juntos a cada momento, buscar, errar, aprender e utilizar de conceitos de diversas disciplinas em especial a Matemática para a construção de modelos empolgantes, levar o sujeito a uma rica experiência de aprendizagem por meio da análise dos fatos acontecidos em seis reuniões. A idéia é buscar o desenvolvimento da inteligência utilizando uma das grandes ferramentas para a organização de trabalho no caso a Robótica Educacional. Os primeiros resultados mostram várias características do ludismo presentes na robótica educacional e como esta é viável para a construção do conhecimento no ensino de matemática.