Direito à comunicação e representação da mulher na mídia

No dia 10 de agosto, na EXPOTEC 2017, a jornalista Mabel Dias, do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, comandará a oficina Direito à comunicação e a representação da imagem da mulher na mídia. Ela irá utilizar o documentário ‘Quem matou Eloá’, da diretora Livia Perez, que mostra a cobertura de mais de 100 horas da imprensa brasileira, principalmente a TV, sobre o sequestro e morte da adolescente Eloá pelo seu ex-namorado, Lindbergh, para discutir com o público a abordagem utilizada pela mídia nos casos de violência contra a mulher e como é possível proteger os direitos humanos das mulheres.

A oficina terá três horas e será bem dinâmica, sendo aberta tanto para homens quanto para mulheres. Além de abordar a cobertura da mídia sobre a violência contra a mulher, o debate também será sobre a importância do direito à comunicação, para que se construa uma mídia não discriminatória. O objetivo desta oficina é o de estimular a visão crítica dos/as jovens em relação à produção de notícias.

Segundo ela, a imprensa possui um papel importante na formação de ideias da sociedade da opinião pública e, consequentemente, no comportamento da sociedade. “É preciso ter responsabilidade e ética ao tratar de assuntos como este, da violência contra a mulher, e principalmente, não emitir opiniões que reproduzam o machismo, um dos principais causadores dos crimes contra a mulher”, conta.

A difusão e acesso à comunicação é direito de todas/todos, e por se tratar de uma concessão pública, a mídia deve garantir o seu caráter informativo, plural, democrático e não discriminador.

A EXPOTEC 2017, que será realizada de 09 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Inscreva-se gratuitamente em: http://www.expotec.org.br/inscricao.html.

 


Realização