O plano do BID para as futuras Cidades Inteligentes brasileiras

Com o surgimento da tecnologia digital, da internet e das tecnologias móveis, essa transformação se torna mais viável a cada dia. No Brasil, a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) tem ajudado cidades como João Pessoa e Campina Grande a criar ambientes colaborativos para a resolução de problemas, avaliando o nível do uso de tecnologias na gestão municipal, construindo plataformas de interação entre governos e cidadãos para apoiar a tomada de decisão. Arnaldo Júnior, consultor do Sebrae, irá falar no dia 10 de agosto sobre o assunto durante a EXPOTEC 2017, explicar como funciona a parceria.

Atualmente a ICES realiza projetos em mais de 30 cidades da América Latina e Caribe, dentre as quais pelo menos 12 já se encontram em fase de execução dos Planos de Ação. João Pessoa faz parte da iniciativa. Recentemente Campina Grande também entrou no programa. Os requisitos para a escolha dos municípios são baseados em premissas de crescimento econômico e população entre 100 mil e dois milhões de habitantes, entre outros critérios que caracterizam a cidade como emergente.

A EXPOTEC 2017 ocorre de 09 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa e é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB), tem o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Governo do Estado da Paraíba.

Inscreva-se gratuitamente em: http://www.expotec.org.br/inscricao.html.


Realização