Tecnologia a serviço de minorias

Segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas têm algum tipo de surdez. Destes, 2,1 milhões apresentam deficiência auditiva severa, situação em que há uma perda entre 70 e 90 decibéis (dB). Cerca de um milhão são jovens até 19 anos. A EXPOTEC 2017 também terá discussão sobre o tema, em como adaptar tecnologias a fim de amenizar essa deficiência. O assunto será abordado na palestra “Teste de Usabilidade de Tecnologias Assistivas: A Experiência do Usuário Surdo”, com a palestrante Angelina Sales.

De acordo com ela, muito se tem discutido sobre adaptar as tecnologias de modo que fiquem acessíveis para todos os públicos, porém na hora de colher do usuário a sua experiência, nenhuma ferramenta parece estar adaptada aos surdos.

Angelina afirma que, com base nas oficinas de design participativo, se pode chegar a uma conclusão na qual os próprios surdos identificaram quais pontos chaves eram relevantes e qual a melhor maneira de se obter informações da experiência deles.

A EXPOTEC 2017, que ocorre de 9 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e tem o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Governo do Estado da Paraíba.

Inscreva-se gratuitamente em: http://www.expotec.org.br/inscricao.html


Realização