Tecnologia na saúde, educação e mundo nerd foram discutidos

Com o tema Internet e Cidades Inteligentes, a Expotec 2017 abriu espaço para a apresentação de soluções que visam obter resultados positivos para a sociedade, buscando a aliança entre tecnologia, inovação e praticidade. Diante disso, o palestrante Pedro Souza, conversou sobre os novos modelos de casas inteligentes e seus benefícios para melhorar a qualidade de vida, alinhado ao pensamento ecológico. O projeto, exibido dia 10, apresentou as diversas possibilidades para o campo da automação residencial, cujo o objetivo é facilitar o dia a dia do indivíduo, fazendo a interação entre a residência e o morador, envolvendo a integração de diferentes dispositivos e sensores. Além disso, foram abordados também os novos modelos de Home Care e Health Care, que auxiliam no bem estar do idoso.

Também no dia 10, um grupo de alunos do IFPB, apresentou um aplicativo mobile criado por eles, que facilita a comunicação entre gestores e estudantes da rede estadual de ensino. O aplicativo #Eufaçoeducação, em parceria com o Goveno Estadual, demorou três meses para ficar pronto e sua primeira versão está disponível apenas para Android. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar “dados consistentes e confiáveis que permitam diagnosticar a situação educacional paraibana”, além de ser uma ferramenta utilizada como porta voz dos estudantes, informando com maior precisão as dificuldades de cada instituição.

Em uma mesa redonda com alguns Influenciadores da Paraíba, o tema abordado foi a utilização da imagem para motivar o consumo de determinados conteúdos da cultura POP. A discussão, motivada pelo grande impacto de críticas negativas geradas por alguns produtores de conteúdo em filmes, livros e jogos se fez necessária para entender como isso acontece. Luiz Felipe, um dos convidados, administrador do blog Nerdebate, questionou os limites necessários para fazer determinados posicionamentos sobre os diversos produtos, pois, dependendo da forma como o faz, a “visibilidade não será necessariamente positiva”, além disso, cabe ao usuário a filtragem do conteúdo, levando em consideração que muitas vezes há um patrocinador por trás do comentário.

Texto e foto: Gislayne Borges


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