Revelações sobre a internet

A Internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico e científico no final dos anos 1980 e, no seu início, o acesso era restrito a professores e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Somente em maio de 1995 a rede deixou de ser privilégio das universidades e da iniciativa privada para se tornar de acesso público. Porém desde 1973 existem iniciativas de conexão em redes no Brasil. Grande parte da demora se deve ao sufoco que foi conseguir a liberação de um link internacional. Na EXPOTEC, dois pioneiros da web, Demi Getschko (CGI.br) e Michael Stanton (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) contarão no dia 11, às 11h, como tudo começou no Brasil.

Você sabia que a primeira rede conectada no exterior não era a Internet? Conheça mais histórias sobre o início da Internet, sob a ótica do Brasil nesta mesa redonda que será mediada pela jornalista Márcia Dementshuk e Percival Henriques, presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (Anid). Os dois realizam a pesquisa para o livro "Pássaros voam em bando", que contará a história da Internet pela visão brasileira e prometem revelações surpreendentes.

A EXPOTEC 2017, que será realizada de 09 a 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, é organizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Inscreva-se gratuitamente na EXPOTEC 2017 em: http://www.expotec.org.br/inscricao.html


Realização