O que nos mantém jogando? Discutindo engajamento em games.

Os jogos computacionais são comumente relacionados a uma forma de entretenimento. No entanto, o propósito dos jogos pode ser expandido além do entretenimento, direcionando-os a propósitos mais específicos como o treinamentos, ensino ou conscientização humana, nas mais diversas áreas. Jogos deste tipo são conhecidos na literatura como jogos com propósito ou “serious games”. Assim, o termo “serious games” deve ser utilizado quando se quer retratar um jogo com uma finalidade específica, onde a mesma não se define apenas em entreter, mas também abordar algum tipo de aprendizado ou treinamento aos seus jogadores. Nessa direção, pesquisas apontam que um maior engajamento por parte do usuário no jogo pode proporcionar uma maior permanência em uma tarefa por um longo período de tempo, podendo assim ampliar as possibilidades de aprendizado ou de transmissão do conhecimento. Mas o que nos mantém engajados em um jogo por tanto tempo? O que é engajamento? Como potencializar o engajamento? Quais técnicas podem ser utilizadas para um maior engajamento? Segundo o Dicionário Michaelis, engajar significa, entre outras definições, empenhar-se, esforçar-se, lutar por algo ou alguém. No contexto dos jogos, engajar-se é manter-se motivado e interessado em um jogo. Neste aspecto, as pessoas têm a tendência de ser mais criativas quando o que elas fazem lhes dá prazer. Há, então, um imenso interesse em saber como e por que as pessoas se engajam em diferentes jogos. Estudos já foram realizados buscando compreender perfis de jogadores e outros analisam a influência da personalidade no engajamento em jogos. Assim, observa-se que as técnicas utilizadas para ampliar o engajamento são procedimentos relativos ao projeto de jogos (game design). Algumas técnicas de engajamento podem ser: (1) desafios e missões usadas para motivar o jogador; (2) prêmios dados aos jogadores após uma conquista ou uma tarefa concluída; (3) barra de progresso para mostrar como o jogador evolui; e (4) classificação de pontuações para estimular a competição entre os jogadores. A presente palestra tem como objetivo discutir conceitos e técnicas sobre engajamento em jogos, mais especificamente em serious games, destacando principalmente o uso dessas técnicas em aplicações nas áreas de saúde e educação, além de proporcionar um espaço para a discussão de um tema tão atual e empolgante que são os jogos digitais.