Learning Analytics para identificação de dificuldades de aprendizagem em Educação a Distância IESP10

O uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na educação tem crescido bastante nos últimos anos, muito em virtude da expansão dos cursos na modalidade à distância. Tais espaços de suporte a aprendizagem exigem que se pense em novos métodos educativos, sobretudo no que se refere à avaliação da aprendizagem. Em virtude da grande quantidade de alunos nessa modalidade de educação atuando no AVA, um grande volume de dados é gerado. Assim, para obter-se um bom modelo de avaliação de aprendizagem, que ofereça ao professor possibilidades de medir o desempenho dos alunos, faz-se necessário uma análise desses dados. O Moodle oferece ao professor relatórios, tabelas e gráficos que permitem visualizar os dados referentes às ações dos alunos. Tais ações representam desde o acesso a recursos e materiais didáticos, até a participação em atividades, como fóruns de discussão e resultados de participação em questionários, por exemplo. Contudo, essas visualizações nativas do Moodle não levam em consideração as reais necessidades dos docentes, sobretudo em relação a um acompanhamento efetivo da aprendizagem. Diante do exposto, fica evidente a necessidade de se ter ferramentas que auxiliem neste processo. Para isso, há de ter-se um Modelo que permita, de modo ágil e flexível, o armazenamento e a utilização dos dados educacionais dos alunos para a aplicação de técnicas de Learning Analytics – medição, coleta, análise e comunicação de dados sobre os alunos e seus contextos, para fins de compreensão e aprendizagem com fim de otimizar os ambientes em que ocorrem – com foco no diagnóstico de situações de dificuldade de aprendizagem no contexto da Educação a Distância. Para avaliar esta proposta, a ferramenta ConcetpVis foi implementada a partir do modelo proposto no presente trabalho. Em seguida, realizou-se um estudo de caso na disciplina Matemática Elementar do curso de Licenciatura em Computação da Unidade de Educação a Distância da UFPB e, por fim, apresentou-se um questionário para que um grupo de professores respondesse a partir de suas impressões.