Tecnologia, Diversidade e Inclusão

É com o tema Tecnologia, Diversidade e Inclusão que a professora  Josilene Aires Moreira do Centro de Informática da UFPB irá proferir palestra durante a Expotec, no próximo dia 11 de agosto, na  sala Tambaú, no Centro de Convenções.  

 

De acordo com Josilene é preciso fazer uma reflexão sobre quais os espaços de aprendizado para as pessoas excluídas? O que uma pessoa surda precisa para entrar no universo da tecnologia? Como uma pessoa que está perdendo a visão pode continuar a ser produtiva? Como os professores indígenas podem fazer uso das tecnologias, mas sem esquecer da sua história, costumes e tradições?

 

A professora Josilene disse que neste debate pretende interagir com  as pessoas  sobre a exclusão digital, a empregabilidade das minorias e sobre uma sociedade mais justa. Ela que atualmente tem desenvolvido um trabalho junto às meninas negras, quilombolas e indígenas vai falar um pouco sobre as experiências e resultados. 

 

Josilene Aires Moreira- docente do Centro de Informática da UFPB, doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordenando o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.