Projeto SUPER: uma iniciativa para diminuir a evasão nos cursos de graduação em tecnologia

Desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em parceria com a Samsung, o projeto SUPER visa fomentar a capacitação e a pesquisa em cursos de áreas tecnológicas da Instituição. Tem como objetivo diminuir a evasão e capacitar os participantes para as necessidades atuais do mercado de trabalho. A apresentação será realizada no próximo dia 07 de agosto, na sala Tambaú, a partir das 15 horas pela professora Tanara Lauschner e o gerente do projeto, Carlos Alessandro T. Martins, ambos da UFAM. 

 

Para a professora Tanara, que está na coordenação geral do SUPER, a finalidade com este projeto é estimular o ensino e a pesquisa nas áreas tecnológicas visando uma evolução contínua dos(as) estudantes e da sociedade como um todo. “Na verdade, procura, principalmente, reduzir  o gargalo do número de profissionais formados em áreas tecnológicas”, afirmou .

 

Trata-se de um projeto de capacitação e pesquisa que envolve 11 cursos de graduação da UFAM. O SUPER está sendo desenvolvido em três unidades acadêmicas da UFAM: Instituto de Computação (IComp); Faculdade de Tecnologia (FT); Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), além de  um órgão suplementar: O Centro de Tecnologia Eletrônica e da Computação (CETELI).

 

De acordo com Tanara, o SUPER oferece inúmeras oportunidades de capacitação em áreas tecnológicas, e foi formatado para abranger todo o período de permanência do discente na universidade. As capacitações previstas no projeto incluem: Capacitação Básica Comum, Específica e Avançada. 

 

Profa. Tanara Lauschner- Doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas, Diretora do Instituto de Computação/UFAM e conselheira do Comitê Gestor da Internet(CGI.br). Atua no movimento de Mulheres,faz parte do Comitê Diretor do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação e é co-Fundadora do Movimento Cunhantã Digital que visa atrair meninas do ensino médio e fundamental para as áreas de TI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: privacidade e proteção de dados pessoais, ética em computação e informática na educação. Coordenadora do SUPER – Projeto Samsung/UFAM de Educação e Pesquisa.

 

Carlos Alessandro T. Martins- Gerente do Projeto SUPER, formado em psicologia pela Ulbra-Manaus e é empreendedor .     

 

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.