Realidades Estendidas : Uma introdução a realidade aumentada, virtual e metaverso

É o tema da palestra que será proferida pela comunicóloga Priscilla Durand, no próximo dia 09 de agosto, dentro da programação da 9.a Edição da Expotec, que será realizada no Centro de Convenções, em João Pessoa. 

De acordo com Priscila Durand,  o segmento de Realidades Estendidas (XR) – abrange Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista e Metaverso com atuação em múltiplas áreas como a saúde, economia, educação, entretenimento, cultura, comunicação e treinamento passando também por indústria entre outros setores, vem recebendo grande atenção internacional, sendo foco de expectativas de movimentação financeira que ultrapassam dezenas de bilhões de reais.

Ela  acrescentou que no último mapeamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com a XRBR, associação brasileira de realidades estendidas, o setor é composto em mais de 70% de pequenas empresas. “A Realidade Estendida proporciona novas possibilidades para a criação de narrativas imersivas, expandindo os horizontes do storytelling tradicional. Ela cativa os espectadores, permitindo que eles se envolvam de forma mais profunda com as histórias, mergulhando em mundos virtuais e vivenciando experiências narrativas únicas e impactantes”, ressaltou Priscilla. 


Priscilla destacou ainda que outro fator importante e o impacto na educação. Segundo a Price Water House Cooper, uma das maiores consultoras do mundo, a realidade virtual por exemplo, permite 4x mais foco pela sua imersão, 3.75% mais emoção pela sua empatia e engajamento, 80%  de  retenção do conteúdo mesmo após um ano e 275% mais confiança em tomada de decisões.

 

Priscilla Durand- atua no campo do cinema, audiovisual, e tecnologias imersivas a mais de 10 anos nos departamentos de produção, direção e pesquisa. É mestra em comunicação pela UFPE com mobilidade discente para o GENE (Grupo de Narrativas Emergentes) da UFSCar. Atualmente e conselheira da XRBR (associação Brasileira de realidades estendidas) e parceira do Haiba Labs, programa de produção de narrativas imersivas e interativas para realidade virtual 

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06, a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.