EXPOTEC 2023: maior feira de tecnologia do Nordeste tem nova edição lançada em João Pessoa

Foi lançada nesta terça-feira (6) de junho, em João Pessoa a 9ª edição da Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia, consolidada como a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste, que será realizada de 06 a 11 de agosto de 2023, no Centro de Convenções de João Pessoa- PB. Este ano terá como evento convidado o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação- CSBC que será realizado no local, simultaneamente.

Para a Expotec 2023 já estão confirmados atividades como: palestras com cientistas convidados, mesas redondas, competições de robôs, oficinas robóticas, exposição de novas tecnologias, entre outras atrações. A feira tem como tema em sua nona edição tema ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’.

Para Percival Henriques, “ a Expotec 2023 é a continuidade do trabalho que a Anid faz de divulgação científica, de letramento científico. É um evento que é mostrado o que está acontecendo em tempo integral, os conhecimentos tecnológicos da indústria, universidade, governo, entre outros que fazem ciência, no sentido de oferecer resultados de pesquisas e conteúdos aos que participam da feira e que os mesmos possam aproveitar o melhor dos conhecimentos de cada setor”.

De acordo com Percival, na Expotec são debatidos grandes temas que estão em evidência no Estado, Brasil e no mundo, a exemplo este ano, da Inteligência Artificial que “é vista sob vários aspectos, por que se trata de uma tecnologia computacional ou um conjunto de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado”. Ele falou sobre a escolha da temática e sobre a “ tecnologia da IA que é desenvolvida com o intuito de que máquinas possam resolver uma série de problemas, indo da grande complexidade da indústria ao corriqueiro cotidiano do homem moderno”. explicou Percival.

Além do presidente da Anid, participaram da cerimônia de lançamento os representantes das instituições que são parceiras na construção do evento, como o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Claúdio Furtado, o Secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, o Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Veloso, a Reitora do Instituto Federal da Paraíba, Mary Roberta e o Coodenador do Congresso da Sociedade Brasileria de Computação-CSBC, Paulo Ditarso. A solenidade foi bastante prestigiada por várias entidades de classes, imprensa e demais convidados .

Aproximadamente cerca de 5 mil pessoas são esperadas para a Expotec 2023 durante os cinco dias do evento, seja nas salas de conferência, nos standes da exposição ou nas arenas de competição.

As inscrições já encontram -se abertas e são gratuitas ao público em geral. As pessoas que queiram já garantir a participação no evento bastam acessar o site www.expotec.org.br/2023/ e escolher os diversos segmentos de tecnologia, tais como: Robótica, Inteligência Artificial, Startup, Inclusão Digital, Software Livre, Educação, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade, entre outras.
 

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).