Plataforma para economizar água será apresentada na EXPOTEC 2022

Chamada de ‘Plataforma Deméter’(Deusa da mitologia Grega): Uma Ferramenta Inteligente de Monitoramento e Gerência de Água baseada em Internet das Coisas (IoT)”.Trata-se de uma plataforma de baixo custo para auxiliar pequenos e médios agricultores a economizarem água através da agricultura de precisão e ao mesmo tempo aumentar sua produção com redução de custos.Este projeto foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Salgueiro e coordenado pelo professor Marcelo Anderson Batista dos Santos, da área de informática. 

 

O projeto apresenta como solução reduzir o consumo de água e custo de produção; melhorar a qualidade final dos produtos gerados; gerar relatórios e gráficos que auxiliem na tomada de decisão, utilizar algoritmos e técnicas de otimização para determinar a qualidade da água adequada. O mesmo se adequa a áreas sem rede de celular ou rede wi-fi para captura de dados de sensoriamento utilizando LoRaWan e utiliza manufatura aditiva para geração de protótipos de baixo custo.Para isso, é dividido em quatro frentes: Desenvolvimento  do aplicativo; redes/comunicação; sensoriamento; impressão 3D.  

 

O professor Marcelo Anderson B. dos Santos é doutor em Ciências da Computação pela IFPE e Mestre em Engenharia da Informação pela UFABC. É líder do Grupo de Pesquisas em Redes de Computadores, Otimização e Automação(GPRO). Atualmente é coordenador do Laboratório IF Maker do IF SertãoPE onde também é professor efetivo no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico(EBTT). Atua também no curso superior de Tecnologia  em Sistemas para Internet e no ensino médio integrado de informática. 

 

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontece entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).