GIRLS CODE GAME – Um Jogo para Garotas que gostam de Programação

Entre as novidades que vão acontecer na Expotec 2022 estão as olimpíadas de programação destinadas às garotas que têm interesse e pensam na tecnologia como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e impacto social, visando com que suas habilidades sejam cada vez mais desenvolvidas nestes tipos de competições.  Para tanto, será uma oportunidade ímpar para quem vai participar da maior feira de tecnologia do Nordeste que ocorrerá entre os próximos dias 23 a 25 de novembro, no Centro de Convenções. Em João Pessoa. Para se inscrever fiquem atentas porque  será divulgado em breve o link para preenchimento de um formulário eletrônico, bem como o regulamento de como serão as competições e as premiações para as vencedoras.  

A programação é uma das profissões mais requisitadas no mundo inteiro e essa tendência continuará a crescer, portanto, uma boa maneira de desenvolver as habilidades das crianças é introduzi-las desde cedo à codificação por meio de jogos. As meninas que gostam de programar são candidatas a fazer parte do time das próximas gerações de empreendedoras, criadoras e agentes de mudança. Neste tipo de jogo poderão participar alunas iniciantes ou profissionais experientes. As provas serão realizadas de forma individual ou em equipe, onde as participantes irão resolver questões utilizando linguagens de programação para produzir soluções otimizadas.

Recentemente o Gils Code Game foi realizado em João Pessoa durante o evento Mulher Tech Sim Senhor, que tem como objetivo incentivar mulheres na área de tecnologia,  atraindo uma grande participação de garotas. Para Expotec 22, a equipe organizadora das olimpíadas prevê realizar mais uma edição de sucesso,  com uma abordagem mais descontraída, divertida e lúdica, numa versão adaptada especialmente para as garotas que irão participar da feira e que tenham interesse e identificação com programação ou queiram apenas fazer uma experiência. Daí irão ampliar suas amizades, resolver problemas, receberão dicas de como  tornar- se expertas no campo da tecnologia e do empreendedorismo.

A Girls Code- nasceu entre um grupo de Programadoras e Cientistas da Computação que acreditam que essa geração de meninas merece ter a oportunidade de ser apresentada ao mundo do CS, a fim de gerar grande valor e habilidade em suas vidas e em suas comunidades. Despertando o seu interesse, desenvolvendo competências científicas e tecnológicas, pensando de forma pragmática e lógica, podem certamente desenvolver competências úteis no campo de trabalho competitivo.

 

A maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste será realizada nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, Paraíba. A 7ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR - NIC.br e do Comitê Gestor da Internet - CGI.br