Seminário dos Povos Tradicionais, comunidades urbanas e rurais encerra a programação da Expotec 2023

Representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e culturais de base, lideranças indígenas, quilombolas, ativistas, dentre outros estarão reunidos durante todo o dia desta sexta-feira(11), no Centro de Convenções de João Pessoa, no Seminário dos Povos Tradicionais, Comunidades Urbanas e Rurais da Paraíba. O evento encerra a programação da 9ª edição da Expotec que teve início  desde o último domingo(6), com o tema Inteligência Artificial, plataformas e o futuro da internet.

 

De acordo com Percival Henriques, Presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, realizadora da Expotec, este seminário já é consolidado dentro da nossa programação, como um espaço para ideias e soluções de tecnologia que promovam a transformação, inclusão social e digital dessas entidades e comunidades.

 

Percival acrescentou que “neste encontro, se faz uma articulação  junto a Instituições, gestores, poderes públicos, parlamentares, entre outros para busca de soluções econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e na diminuição da distância existente entre os grupos sociais no que se refere ao acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação”. 

 

O seminário terá início às 8 horas e reunirá cerca de 100 participantes. A vereadora de Campina Grande, Jô Oliveira do PCdoB vai ser uma das debatedoras sobre o engajamento para emprego e renda. Seguida de uma discussão sobre moradia nas comunidades tradicionais pelo dirigente da Federação Paraibana do Movimento Comunitário-Fepamoc-PB, Upiraktan Santos, de João Pessoa. O movimento da juventude indígena também será debatido sob o comando  de Neto Potiguara, de Baía da Traição-PB. 

  

No horário da tarde começa por uma palestra; A ciência como indutora do desenvolvimento em comunidades tradicionais com o Presidente da Fundação de apoio a pesquisa da Paraíba, Rangel Júnior. Posteriormente, o debate ficará por conta de Lafaete Pankararu que é presidente da União da Juventude Pankararu de Pernambuco e Coordenador geral  da articulação dos Povos indígenas no Contexto Rural  e Urbano e Migrantes de Pernambuco que falará sobre as questões destes povos quando não aldeados, que residem fora de seus territórios origens e do que isto acarreta para indígenas, no contexto, rural, urbano e migrantes.

 

O seminário de povos tradicionais será finalizado com a exposição sobre o projeto ‘Esperança no Espaço’  que é realizado na cadeia pública de Esperança-PB, com o gerente executivo de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves e o professor Lindenberg Gonçalves, diretor da Penitenciária. No encerramento, um documento do seminário vai ser redigido com propostas  de encaminhamentos, no sentido de resoluções pelos poderes públicos. 

 

A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.