Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) estarão entre os temas da quinta edição da EXPOTEC, Congresso e Feira de Tecnologia. As diretrizes globais das Nações Unidas (ONU) para a melhoria da qualidade de vida têm relação direta com a tecnologia em cinco, dos 17 objetivos, mas a tecnologia está contida, transversalmente, em todos.

O combate à fome, às desigualdades, às doenças, à degradação ambiental; a produção de energia limpa; o desenvolvimento de um modo de vida sustentável nas cidades… Todas esses tópicos, entre outros, estão apontados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável adotada pelos 193 Estados Membros da ONU, inclusive o Brasil. E cada ponto envolve o emprego da tecnologia e de inovação que possibilita a maior eficiência dos recursos usados para a produção – desde industrial até alimentar – além de avanços na medicina e até nas ferramentas educativas.

As atividades de divulgação dos ODS serão conduzidas pela Frente Parlamentar de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa da Paraíba e pelo Centro Avançado de Estudos em Políticas Públicas e Governança da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo é promover a adesão à Agenda 2030 de todos os setores da sociedade: instituições de ensino e pesquisa, empresas e organizações da sociedade civil.

Na atividade realizada na Expotec no ano passado, o Centro Avançado de Estudos da UEPB (CAEPPG) colheu sugestões dos participantes quanto ao que pode ser feito para o alcance dos ODS. “Observamos que a população espera que os governos se encarreguem dos ODS. Mas a perspectiva é que toda a sociedade esteja envolvida em atitudes que culminem para a concretização dos objetivos. O consumo consciente, por exemplo, depende de cada um de nós”, ressalta a professora Lucila Vilhena da UEPB que executa projetos no CAEPPG coordenado pelo professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira.

Para Roberto Germano, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), entre os objetivos da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, está a popularização da ciência, que é o que ocorre na Expotec. A participação de estudantes e professores, de empresários, de todas as pessoas interessadas em inovação produz a horizontalização do conhecimento. “O que temos na Paraíba de inovação deve convergir para a Expotec, de forma a se tornar conhecida. Além disso, é preciso aderirmos aos ODS como diretrizes para o desenvolvimento”, afirma o presidente da Fapesq.


A Expotec será realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro no Centro de Convenções de João Pessoa.

 


Realização

Instituições parceiras que apoiam o evento