EXPOTEC 2023 será lançada nesta terça-feira (06), em João Pessoa com o tema `Inteligência artificial e o futuro da Internet`

Com o tema ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’ a 9ª edição da Expotec - Feira e Congresso de Tecnologia, será lançada oficialmente na próxima terça-feira, dia 06, durante almoço para imprensa e autoridades convidadas do governo estadual, municipal e de instituições federais, em um restaurante da capital. O evento é promovido pela Associação nacional para Inclusão Digital – ANID que este ano terá como evento convidado o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC, será realizado de 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções da capital.

Pensando no cenário evolutivo da tecnologia e seus impactos em nosso dia a dia, a Expotec a cada edição tem atraído um público maior em busca de entender as inovações, tendências do mercado e troca de experiências, principalmente estudantes das escolas da rede pública e privada, dos Institutos Federais de Ensino, além de visitantes de empresas de base tecnológica, sociedade civil, instituições governamentais e do terceiro setor, onde aproximadamente cerca de 5 mil pessoas circulam durante os cinco dias do evento, seja nas salas de conferência, nos standes da exposição ou nas arenas de competição.

Será que 2023 o ano da inteligência artificial e do metaverso?

Entre os objetivos que serão explorados na edição deste ano estão: discutir os impactos na sociedade em razão do uso cada vez mais intenso de Inteligência artificial (IA), bem como o poder das grandes plataformas e sua interferência na economia.

O Presidente da ANID, Percival Henriques explica que a IA é uma tecnologia computacional ou um conjunto de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado cujo objetivo é imitar capacidades mentais humanas, tais como: raciocínio, percepção de ambiente e capacidade de tomada de decisão. “A tecnologia é desenvolvida com o intuito de que máquinas possam resolver uma série de problemas, indo da grande complexidade da indústria ao corriqueiro cotidiano do homem moderno. Para isso, ela busca aprender com eles graças a uma sofisticada tecnologia de aprendizado, permitindo que a IA aprenda com um grande conjunto de dados e atue por conta própria”, explica Percival.

Na pauta – Entre outros temas que serão debatidos por especialistas de todo o Brasil dentro da vasta e rica programação da Expotec 2023 estão assuntos sobre a internet livre que com a chegada do 5G pretende popularizar à grande massa com a Web 3.0 que será construída sobre os conceitos da descentralização, abertura com maior atuação e imersão do usuário; sugerir e incentivar, para que as redes de internet comunitárias instaladas, atuem com práticas de letramento digital como extensão de processos educativos visando o aprendizado para as diversas atividades online: EaD, comércio eletrônico, pesquisas e outros. Fortalecer a necessidade do incentivo à inovação e à pesquisa, dando foco principalmente à produção de conteúdo nacional como elemento mobilizador para economia digital.