Apresentação: A ação supervisora e os desafios do trabalho pedagógico remoto - Everaldo Ismael

A pandemia do novo Coronavírus trouxe várias consequências para a sociedade. Entre elas, o isolamento social que vem afligindo milhares de pessoas. Esse isolamento refletiu diretamente nas aulas presencias, fazendo com que os governantes adotassem medidas de segurança para todos, mas sem prejudicar totalmente o ano letivo. Com isso, o ensino remoto entra em campo, de forma emergencial para alunos e professores. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo identificar os principais desafios que os supervisores enfrentam no ensino remoto e as possíveis soluções apresentadas por eles. A pesquisa foi feita a partir da resolução de um questionário, criado pelo google forms e distribuído para estes profissionais por meio de WhatsApp e gmail, com a finalidade de avaliar como é a vivência da equipe pedagógica nesse período remoto, com supervisores que atuam em algumas cidades do sertão paraibano, entre elas: Cajazeirinhas, Pombal, Condado, Paulista, São Mamede, Santa Cruz e Patos. O trabalho busca respaldo teórico nas discussões de pesquisadores como Behar (2020), Santos (2020) e Demo (2016). Constatamos que dentre os muitos problemas citados pelos supervisores, trata-se de algo comum entre as demais escolas e que é uma questão de tempo para uma melhor adaptação.