Oficina: Como gamificar uma aula? - Lebiam Tamar

Diante do contexto da pandemia do Covid-19, estratégias criativas para aulas remotas são cada vez mais necessárias. Nesse sentido, a gamificação se apresenta como uma estratégia metodológica capaz de promover o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Assim, esta oficina propõe a apresentação de elementos e procedimentos necessários para elaborar uma aula gamificada. Segundo Busarello, Fardo e Kapp (2016, 2013, 2012), a gamificação é uma metodologia ativa, lúdica, criativa e inovadora, em que se utilizam as mecânicas dos jogos para potencializar a aprendizagem. Esta metodologia possui alto potencial de motivação e engajamento, através de desafios com níveis progressivos de dificuldade e feedbacks. Os passos principais para elaborar uma aula gamificada envolvem: 1) estudar e empregar elementos dos games para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. 2) conhecer o perfil dos estudantes e os tipos de jogadores predominantes entre eles; 3) identificar temas/problemas de estudo interessantes e definir o objetivo de aprendizagem a ser alcançado; 4) criar um sistema de pontuação; 5) definir narrativa, ambiente e elementos visuais que atraiam os estudantes. A oficina tem como público alvo professores e estudantes de cursos de licenciatura interessados em compreender os fundamentos da gamificação e aplicá-los no planejamento de aulas gamificadas em diferentes modalidades e níveis de ensino. A oficina será realizada de forma colaborativa e interativa e tem como resultado principal esperado a concepção de uma proposta de aula gamificada pelos participantes.