Laboratório Móvel Didático de Química

Este trabalho consiste na elaboração de protótipo um carrinho móvel, o qual foi pensado para oportunizar práticas experimentais em sala de aula, o qual foi aprovado em Edital n° 54/2019 - Inovação Tecnológica Campus JP. Inicialmente foi realizado um levantamento de práticas experimentais já realizadas no ensino médio apontadas pelos livros didáticos de Química, em artigos e roteiros disponíveis na internet, para idealizar uma layout e estrutura que possibilitasse a realização em sala de aula. O projeto surgiu diante da experiência de professores de Química, que reconhecem a necessidade da realização de práticas experimentais em vistas de oportunizar um melhor processo de ensino aprendizagem, mas que observam a ausência de laboratório de ciências tanto em escolas públicas, quanto privadas, vivência esta confirmada pelo último levantamento do INEP 2018 que aponta que apenas 44% das instituições de ensino brasileiras possuem laboratório. Ainda encontrou-se estudos que apontam para os entraves para realização das aulas experimentais, dentre estes a limitação do espaço, geralmente comportando entre 10 e 15 alunos, o custo de manutenção, dentre outros aspectos, que acabam por tornar inviável uma maior frequência nessas atividades práticas, reconhecidamente essenciais para o aprendizado de ciências. Dessa forma, foi construído um carrinho idealizado com bancada, no qual é possível transportar e armazenar materiais e reagentes previstos para o desenvolvimento de práticas experimentais em sala de aula, protótipo este que chamamos de Laboratório Móvel Didático de Química.

Coautores

Andréa de Lucena Lira, José Diêgo Silva Nunes, Lucas Moura