video-bg

Mini cursos de computação serão realizadas na Expotec na Van Escola da UFPB


O grupo Meninas na Ciência da Computação, composto por alunas e professores do Centro de Informática da UFPB, estarão presentes na Expotec 2022 e realizarão dois minicursos na área de computação, no dia 25 de novembro, de 09 às 17 horas, no Centro de Convenções. As atividades irão ser ministradas na Van Escola que é uma ação extensionista do CI/UFPB, que conecta meninas de escolas públicas de dez municípios paraibanos com a Informática, através do Projeto Meninas na Ciência da Computação. A referida Van é equipada com computadores e nela é ensinado como usar uma determinada plataforma (gratuita) para desenvolver jogos digitais e aplicativos para dispositivos móveis, programação, entre outros. O projeto é coordenado pela professora Josilene Aires, do CI/UFPB e tem na equipe alunas dos cursos de Engenharia de Computação e Ciência da Computação do Centro. Possui o apoio do CNPq, da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) e da Dock - uma das empresas líderes em tecnologia para serviços financeiros na América Latina.

 

Minicurso- Ferramentas de Produtividade na Nuvem (Cloud), destinado para professores da rede estadual e municipal de João Pessoa que queiram automatizar seus trabalhos e utilizar plataformas gratuitas do google para auxiliar em diversas tarefas, dentro e fora de classe.. A finalidade é incluir profissionais da educação no universo da versatilidade de ferramentas em nuvem (cloud) que podem ser acessadas em diferentes tipos de dispositivos. Serão abordados: criação do google drive, documentos, planilhas, apresentações, formulários e a agenda, além de como essas ferramentas são úteis durante o dia-a-dia. A atividade será coordenada pela Aluna Thaís Gabrielly Marques de Andrade, do curso de Engenharia da Computação-CI/UFPB. Serão oferecidas 07(sete) vagas, com duração de 03(três) horas, de 09 às 12 horas e para se inscrever gratuitamente, basta preencher o formulário https://forms.gle/WwbBThn6B8YKsdip7.

 

Minicurso: Introdução ao HTML e CSS- destinado a todas as pessoas que possuem interesse na área da Computação, mas não sabem como dar o primeiro passo. O mini curso visa fornecer uma base de Desenvolvimento de Software Front-End para os participantes, mesmo que nunca tenham tido contato com outra tecnologia anteriormente. O curso é abordado de maneira prática, ensinando os principais conceitos do HTML e do CSS, através da criação de uma página web, para que todos os participantes saiam, ao final das 2h de execução, com um produto pronto para colocar em seus portfólios. Além disso, as ferramentas utilizadas também vão te ajudar a entender um pouco mais sobre o ambiente de desenvolvimento de diversas aplicações para computadores. São oferecidas 07 vagas e a atividade será ministrada pela professora Josilene Aires e a aluna Nelly Stanford Fernandes Martins, do curso da Ciência da Computação-CI/UFPB. Acontece de 14 às 17 horas. Para se inscrever basta preencher o formulário https://forms.gle/UfZfGifqVbGC9bUr9.

 

Josilene Aires Moreira- docente do Centro de Informática da UFPB, doutora em Redes de Computadores e pós-doutora em Sociologia. Trabalha com projetos de inclusão feminina na Ciência, Tecnologia e Inovação desde 2014, coordenando o grupo “Meninas na Ciência da Computação”.

 

A EXPOTEC-A maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste é gratuita e será realizada nos dias 23. 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, Paraíba. A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR - NIC.br e do Comitê Gestor da Internet – CGI.br.

Contato - Prof. Josilene 83 9999.1844



 


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br