video-bg

Mesa de debate: Radiotelescópio Bingo


Durante a Expotec 2022 está programada uma mesa de debate sobre o radiotelescópio brasileiro 'Bingo' que está em desenvolvimento no município de Aguiar, na Paraíba. Para debater sobre este equipamento que funcionará na Paraíba, e do seu objetivo para captar imagens do universo e contribuir para pesquisas sobre o espaço, foram convidados Amilcar Rabelo, Alex Serres e  Luciano Barosi que integram a equipe dos cientistas e também fazem parte da Universidade Federal de Campina Grande(UFCG), também envolvida no projeto. Vai acontecer no próximo dia 24 de novembro, na sala Tambaú, a partir das 13h30 min. De acordo com Amilcar Rabelo, eles irão falar sobre a importância do radiotelescópio para o Brasil e para a Paraíba e da construção da sua estrutura física e de todos os recursos tecnológicos utilizados.

 

BINGO- Teve o local escolhido  para sua instalação no sertão da Paraíba por ser uma zona consideravelmente limpa e não sofrerá interferência de ondas de rádio vindas de aparelhos celulares, televisões, aviões, entre outros dispositivos. Vai complementar as imagens capturadas no espaço pelo James Webb, da Nasa, e ambos permitem a observação de locais mais afastados do universo, a chamada energia escura. A estrutura total do radiotelescópio tem tamanho similar ao do tradicional Maracanã, estádio no Rio de Janeiro. Foram investidos no projeto R$ 30 milhões, com a maior parte dos recursos vindos da Fapesp, da Finep, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do governo da Paraíba, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), e também de outros países, como a China.

 

Amilcar Rabelo- Tem pós-doutorado em Física. Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande. Atua em diversas áreas de física teórica fazendo sobretudo aplicações de teoria quântica de campo em áreas como informação quântica, matéria condensada e altas energias. Hoje em dia trabalha principalmente como coordenador da colaboração internacional BINGO que está construindo um grande radiotelescópio no sertão da Paraíba para estudar cosmologia. 

 

Alexandre Jean René Serres-  é professor doutor em Engenharia Elétrica . É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande,  onde coordena o Laboratório de Radiometria e o Laboratório de Eletromagnetismo (LEMAG). Atua também no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Engenharia Elétrica da mesma universidade, atual coordenador do mesmo Programa. Sua área de atuação é Telecomunicações com trabalhos em Energy Harvesting, Dispositivos de Radiofrequência, Metamateriais, RFID e sensoriamento, miniaturização de antenas e FSS.  É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Nível 2 e Presidente do Capítulo IEEE Antenna and Propagation Society da Seção Nordeste do Brasil.

 

Luciano Barosi- Tem pós-doutorado no Instituto de Física Teórica IFT/UNESP (2004). É  professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência com a gestão de programas institucionais na UFCG com foco na atuação da Universidade junto às escolas da rede pública de ensino. Atua em cosmologia observacional com interesse em fenômenos transientes e em detecção de oscilações bariônicas acústicas em rádio e com projetos de divulgação científica na área de astronomia. Atualmente atua na Colaboração BINGO como coordenador na Paraíba.

A EXPOTEC – maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste é gratuita e será realizada nos dias 23. 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, Paraíba. A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR – NIC.br e do Comitê Gestor da Internet – CGI.br.


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br