video-bg

ROBOX: kit de robótica dinâmico será apresentado na EXPOTEC


Trata-se de um projeto de pesquisa educacional, denominado ROBOX, caracterizado por ser baixo custo, simplicidade de uso modular e bastante dinâmico. O dispositivo foi criado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Salgueiro, com coordenação do professor Pedro Lemos de Almeida Junior, dentro do programa de Apoio ao Empreendedorismo e a Inovação. Será demonstrado no stand do IFPE durante a EXPOTEC 2022, no Centro de Convenções nos dias 23,24 e 25 de novembro. 

 

De acordo com o professor Pedro Lemos, o ROBOX foi transformado em um Kit de robótica modular e apresenta-se como uma alternativa de fácil obtenção, personalização e uso, além de custo inferior aos concorrentes comerciais disponíveis no mercado. Sua aplicação poderá ser feita em sala de aula gerando um significativo impacto no processo ensino aprendizagem, visto que além da inclusão pelo acesso à tecnologia, tem a materialização dos conteúdos a serem trabalhados.

 

Ele afirmou que o dispositivo vai ser apresentado no stand do IFPE e ele servirá como base para outros exemplos na área de robótica como o futebol de robôs onde as pessoas poderão interagir com os robozinhos e fazer gols, como também brincar com um braço robótico, entre outros. Ele informou que haverá demonstração  de impressão de diferentes objetos através de impressoras 3D ao vivo, bem como outros projetos menores para atrair o público visitante. 

 

Pedro Lemos é Doutor em Química pela UFPB, professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro. Atualmente é coordenador do LabMaker do IFSertãoPE, em Salgueiro/PE, e coordenador da Academia Maker. Gambiarreiro, ou melhor, Maker de carteirinha, construiu sua primeira impressora 3D há 10 anos e desde então atua como divulgador e incentivador da cultura maker, principalmente no ambiente escolar.

 

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontece entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).

 


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br