video-bg

Metaverso, Realidade Virtual, o futuro da Internet: possibilidades ou ameaça?" será debatido na EXPOTEC


Entre os temas mais relevantes da Expotec 2022 está o Metaverso. O que para muitos chamam de realidade do futuro e como esta tecnologia poderá revolucionar a forma dos usuários em consumir conteúdos e se conectar em todos os aspectos de suas vidas.. Para debater sobre isto, Vagner Diniz, gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWEB) do NIC.br proferirá a palesta “Metaverso, Realidade Virtual, o futuro da Internet: possibilidades ou ameaça?”, na sala Tambaú, no próximo dia 25, às 14:30 min, no Centro de Convenções. De acordo com Vagner Diniz esta temática trata das tecnologias emergentes no ambiente da Internet como realidade estendida, NFT, inteligência artificial, apresentando suas possibilidades de aplicação e as ameaças inerentes às suas implementações e usos.


Metaverso- O termo é uma combinação do prefixo meta – que significa além – e verso, que se relaciona com o universo. Essa palavra apareceu pela primeira vez no livro de ficção científica de 1992, Snow Crash, do escritor Neal Stephenson. Em sua história, as pessoas usaram de realidade virtual (VR) para interagir dentro de um mundo de tecnologia semelhante a um jogo, confira um trecho do livro: “Metaverso- é uma rede persistente de mundos e simulações renderizadas em tempo real e 3D, que oferecem identidade contínua a objetos, história e direitos, que podem ser experimentados de forma síncrona por um número ilimitado de usuários, cada um com sua presença individual.” Com isso, o metaverso descreve um mundo não físico no qual os indivíduos podem interagir por meio de diferentes tipos de tecnologias virtuais. Por exemplo, um metaverso pode permitir que pessoas que vivem em diferentes cantos do mundo se encontrem por meio da tecnologia e virtualmente saiam de férias, pratiquem esportes ou trabalhem juntas em projetos.


Vagner Diniz é engenheiro eletrônico não praticante, com pós-graduação na Universidade de Genebra e pós-graduação e mestrado em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Atualmente é gerente do Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWEB) do NIC.br que realiza estudos, experimentação e publicações sobre o desenvolvimento e boas práticas do uso de tecnologias Web que garantam uma Web de todos e para todos. Mais recentemente está focado nos temas plataformas abertas da Web, dados abertos e princípios de uso de inteligência artifical.


A EXPOTEC – maior feira e congresso de tecnologia do Nordeste é gratuita e será realizada nos dias 23. 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, Paraíba. A 8ª Expotec é realizada pela Associação Nacional para a Inclusão Digital (ANID BRASIL) e pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria da Educação, da Ciência e Tecnologia. Com o apoio do Núcleo de Informação e Controle do Ponto BR – NIC.br e do Comitê Gestor da Internet – CGI.br.


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br