video-bg

MOTORIZAÇÃO DE CADEIRAS DE RODAS PARA PETS DEFICIENTES


Uma das grandes novidades do mundo pet será demonstrado na EXPOTEC 2022,  que é  a motorização de cadeiras de rodas para pets deficientes. Este projeto foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Salgueiro e coordenado pelo professor Marcelo Anderson Batista dos Santos, da área de informática. 

 

Conforme Marcelo Santos, este projeto foi criado para motorizar uma cadeira de rodas que permita o deslocamento através do movimento da cabeça do animal que ao inclinar em uma dada direção envia o comando para que a cadeira ande, devolvendo a autonomia para este animal. Ele afirmou que esta alternativa está se popularizando rapidamente. No entanto, dependendo da lesão de cada pet. Uma cadeira de rodas pode não ser o suficiente para devolver a mobilidade para o animal devido a falta de força para tracionar as patas no chão mesmo com o auxílio da cadeira. Mas quando se tem problemas de mobilidade do animal é comum recorrer a cadeirinhas de rodas para pets, sob medida.

 

Durante a feira o público terá a oportunidade de assistir a demonstração dos modelos das cadeiras de rodas para pets deficientes, no stand do IFPE. O objetivo é atrair tutores que possuem animais com deficiência motora e também para empresários de pets shops da região, do estado e de João Pessoa para conhecer e tirar dúvidas sobre o uso desta inovação.

 

Sobre o projeto-Para o desenvolvimento do projeto foi utilizado como metodologia a manufatura aditiva com a impressão de peças 3D, utilizando impressoras 3D como a Creality Ender-5. O material base foi o filamento do tipo PETG. O protótipo tem como base o arduino UNO, motores DC, um módulo MPU 6050 e o módulo L298N. O MPU 6050 é responsável pela captação do movimento e envia os dados para o arduino que junto ao módulo L298N ativa os motores na direção correta.

 

O protótipo é totalmente funcional e de baixo custo,  e trata-se da criação de uma nova solução não disponível ainda no mercado. Esta constatação se deu a partir do desenvolvimento de um protótipo funcional em laboratório atendendo uma demanda de tutores e animais que precisam de uma locomoção após um trauma incapacitante no animal, através de uma solução relativamente barata quando comparada a soluções existentes no mercado.

 

A EXPOTEC 2022 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontece entre os dias 23, 24 e 25 de novembro, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br).

 


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br