video-bg

EXPOTEC consolidada como a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste


Com o tema “ INTERNET LIVRE, NEUTRA E GLOBAL” neste ano de 2022, a EXPOTEC- Feira e Congresso de Tecnologia em sua 8ª edição será realizada entre 23 a 25 de novembro. Considerada a maior vitrine de tecnologia da região do Nordeste, completa neste ano de 2022, sete anos de existência e realizada todos os anos consecutivos no Centro de Convenções, “Poeta Ronaldo Cunha Lina”, é   Realizada pela ANID – Associação Nacional de Inclusão Digital e o G/LUG-PB – Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba com objetivos de difundir e tornar acessíveis a tecnologia e a cultura informática, além de buscar meios de aproximar as pessoas das ferramentas digitais.


O evento surgiu desde o ano de 2015, no Centro de Convenções, em João Pessoa Idealizada com formato para realizar vários eventos simultâneos no sentido de reunir num mesmo lugar públicos interessados em tecnologia, a exemplo de feira de exposições, palestras, debates, campeonatos de games, encontros de grupos de usuários, hackatons, oficinas e muito mais. Com ímpeto de ser consolidada campeã, a primeira edição da EXPOTEC (27 a 30\05\15), alcançou um público superior a 2.500 participantes, com 144 palestras e 20 oficinas. Além das realizações das palestras, oficinas, debates e campeonatos de jogos, os participantes também tiveram acesso a uma grande feira com empresas expondo seus produtos e serviços. Tiveram acesso ao evento comunidades, hackers, nerds, gamers, entusiastas e demais “tribos tecnológicas”. As edições do Encontro da ANID/EXPOTEC é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e co- realização do Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e parcerias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal na Paraíba (IFPB).


No ano de 2016, a realização da EXPOTEC houve uma ampliação com participantes do Brasil e também do exterior, com empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e movimentos sociais. No evento, foram debatidos temas acerca das melhores estratégias para democratizar o acesso à Internet, estimular a inovação e os processos criativos para produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital. Foram 143 especialistas em palestras, workshops, minicursos, oficinas em diversas áreas, maratonas de programação e apresentações de cultura pop. Nesta edição foi acolhida a Maratona POP, um evento organizado pelo IFPB, criado para treinar estudantes do ensino fundamental e médio para as olimpíadas nacionais e regionais (como OBI e OPI), onde agregou também estudantes dos colégios GEO, Motiva e Lyceu Paraibano. Foram inscritos 4.354 para as palestras e cerca de 7.000 pessoas circularam por dia na área de exposição, totalizando 21.000 pessoas visitando as 46 instituições e empresas que estiveram presentes nos stands. Durante os 03 dias do evento (25 a 27\08\2016) foram realizadas 97 atividades entre palestras, oficinas, minicursos e workshops que debateram e vivenciaram experiências em um universo temático abrangendo desenvolvimento de software, software livre, web, inclusão digital, educação, robótica, cultura pop. Mais de 7 mil pessoas circularam por dia na EXPOTEC e visitaram as 46 instituições e empresas presentes nos estandes da feira. Os stands foram montados no foyer Centro de Convenções e foram apresentados durante todo o evento. 2016
Na edição de 2017, os temas foram relacionados a cerca das cidades inteligentes (SMART CITIES) que se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais eficientes, melhores de se viver e autossuficientes, para tanto foram reunidas empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e movimentos sociais. A EXPOTEC ocorreu entre os dias (09 a 11) de agosto e durante os 03 dias do evento foram realizadas 189 atividades entre seminários, palestras, oficinas, minicursos e workshops. Tiveram mais de 7.000 inscritos e cerca de 9 mil pessoas circularam por dia na área de exposição, totalizando 24.000 pessoas visitando as 45 instituições e empresas que estiveram presentes nos stands. Foram 175 especialistas em 02 seminários, 169 palestras, 20 oficinas, workshops, minicursos em diversas áreas, maratonas de programação e apresentações de cultura pop.


Com o tema “O IMPACTO DA DIGITALIZAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA”, o 11º Encontro Nacional da Anid e a EXPOTEC 2018, realizados em paralelo com a etapa do campeonato Latino-americano de Robótica – Robótica 2018, firmando-se como grande evento da área de tecnologia na Paraíba, contando com a participação de competidores e palestrantes de países como o México, Colômbia, Chile, Argentina, e até dos Estados Unidos. Desta forma, a participação do público foi massivamente da Região do Nordeste; contudo, registrou-se a presença de pessoas de todos os estados da federação, com expressiva participação de caravanas vindas de todas as regiões do país, o que contribuiu para ampliar o conceito de que tecnologia é uma ferramenta de transformação social. Bem como a contribuição de todos os parceiros, voluntários e coordenadores de trilhas. Foram registrados 5.908 inscritos e um público visitante presente estimado em 28 mil pessoas durante todo o evento. A feira reuniu um total de 67 expositores, desde apresentações de projetos de inovação tecnológica à produtos e serviços relacionados à área. Os participantes tiveram acesso à 188 atividades entre palestras, seminários, painéis, oficinas, rodas de debate e apresentações nos três dias do evento que iniciou em 7 de novembro. As palestras e oficinas foram acompanhadas por estudantes, profissionais e interessados que interagiram com facilitadores tanto da Paraíba quanto de outros Estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte. Pernambuco, entre outros. Outra novidade desta edição, foi a implementação de um sistema de confirmação de presença nas salas de palestras e oficinas. O participante, quando logado no site, efetivava seu check in na sala em dia e horário determinado através da leitura do código QR. O sistema capturou o nome, o dia e o horário da atividade. Os certificados de participação foram emitidos automaticamente a partir dessa confirmação. Bem como da participação do Voluntariado que também foi um ponto alto no evento, demonstrando o engajamento de jovens em cooperação para o bom andamento do evento. Foram 55 jovens ao todo: 09 atuaram só na área de comunicação; e 36 cooperaram em tarefas de organização geral do evento.


A EXPOTEC 2019, teve como tema “A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O FUTURO DO TRABALHO HUMANO”. Neste ano, esta edição foi realizada entre os dias (30\10 a 01\11), de 2019 com parceria firmada com duas importantes organizações de comunicação da Paraíba, o que deu amplitude e visibilidade ao evento na mídia. A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) transmitiu três programas ao vivo, de uma hora, na programação da Rádio Tabajara (FM 105.5), o “Eletriza Expotec”. O conteúdo foi de entrevistas e informações sobre tecnologia. E a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa da Paraíba, produziu 6 programas, o “Em Discussão – Expotec 2019”, veiculados nos canais abertos da TV Assembleia, pela TV por assinatura e pelo canal do Youtube. Na oportunidade, foi realizada também a competição de robótica Robotec e o último “Aulão do Enem do Se Liga no Enem”, programa para capacitação ao exame de seleção para universidades.  A feira de exposições reuniu 52 expositores de produtos e serviços relacionados à área de Tecnologias da Informação e Comunicação e projetos de inovação tecnológica. Os participantes tiveram acesso à 132 atividades entre palestras, seminários, painéis, oficinas, hackathon, competições de robótica e apresentações nos três dias do evento. Foram registrados 8.964 inscritos, a grande maioria de jovens até 25 anos da Paraíba e de outros estados do Nordeste. Muitos estudantes tiveram a oportunidade de atuar como voluntários auxiliando a organização e o andamento do evento. Ao todo, foram 102 voluntários que se revezaram em escalas por turno. Também foi realizado um laboratório de jornalismo com a produção de matérias em podcasts, textos e imagens. O evento contou ainda com o serviço de Coleta Seletiva Solidária (CSS), realizada pelo Projeto de Extensão CSS da Universidade Estadual da Paraíba. Foram recolhidos cerca de 700 KG de resíduos sólidos e doados para associações de catadores.


Em 2020, o tema abordado na EXPOTEC foi “A INTERNET NO ENFRENTAMENTO DE PANDEMIAS E CRISES GLOBAIS”. O evento aconteceu entre os dias (25 a 27) de novembro. Paralelamente aconteceu o V Seminário “Desafios e Soluções para a Inclusão Digital de Comunidades Urbanas, Rurais e Povos Tradicionais” por meio da própria Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) com a cor realização do Governo do Estado da Paraíba, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) entre outros parceiros. Percival Henriques, presidente da ANID, Tanara Lauschner – Conselheira do CGI.BR e Malu Viana - Ativista do Movimento Hip Hop, Movimento Negro Unificado (MNU) e do Movimento de Mulheres Negras, conduziram todo o evento, palestrando e levantando discussões e pensamentos com os convidados. Além da presença de Lafaete Pankararu da comunidade indígena Pankararu, de Pernambuco. Os participantes tiveram acesso à 60 atividades entre palestras, seminários e oficinas de forma hibrida (presencial e online). Dentre elas foram abordados diversos temas e nomes importantes como Sérgio Gama – Especialista em inteligência artificial da IBM, Gisele Kauer – Advogada em proteção de dados do banco SAFRA, Tanara Lauschner – Doutora em informática e Conselheira do CGI.BR, entre muitos outros. Embora o ano de 2020 tenha sido com a presença da pandemia do Covid 19 e distanciamento social, essa edição obteve êxito mostrando que um evento híbrido causa impacto positivo e abrangente socialmente.  Foram registrados mais de MIL inscritos, com a faixa etária mista tendo como maioria o público da Paraíba, de outros estados do Nordeste e do Brasil. Outro ponto alto esta edição, foi o voluntariado foi um ponto alto no evento, demonstrando o engajamento de jovens em cooperação para o bom andamento do evento. Foram 30 jovens ao todo: 03 atuaram na área de comunicação e 27 cooperaram em tarefas de organização geral do evento. Também foi realizado um laboratório de jornalismo com a produção de matérias, filtros e conteúdo para redes sociais. Na cerimônia de encerramento da EXPOTEC deste ano atípico, o Governo do Estado da Paraíba cor realizador do evento, efetuou a entrega de prêmios para o concurso de redação promovido pela Fundação de Apoio a Pesquisa (FAPesq).


2021- Com mais de 40 horas de programação a 7ª EXPOTEC aconteceu entre os dias (29 e, 30 \09 a 01\10), com o tema central “AS NOVAS TECNOLOGIAS, INTERNET COMUNITÁRIAS, INFRAESTRUTURA CRÍTICA E CIBERSEGURANÇA”. O painel de abertura discutiu os desafios da Radiodifusão na era do streaming, e contou com Marcelo Bechara, Diretor de Relações Institucionais do Grupo Globo a jornalista Rejane Negreiros. Nesta edição foram reunidos mais de 60 palestrantes com participações presenciais e remotas. Além das palestras e painéis, houve oficinas, arenas e trilhas de conhecimento nas áreas de robótica, games, drones, web, inclusão digital, startup, software livre, segurança, cultura pop, educação e inteligência artificial. Além das oficinas, minicursos, apresentações de trabalho e capacitações profissionais, também foram realizados sete painéis temáticos com alguns dos nomes mais importantes da área de tecnologia no Brasil. Um importante momento do evento foi o Painel ‘Tecnologias Disruptivas para o Governo e Cidadania Digital’, foi mediado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), e contou com as participações remotas de Wesley Vaz, Secretário de Gestão de Informações para o Controle Externo do TCU; Luanna Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital do Ministério da Economia e Giordanni Sousa Paiva, Superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial do Serpro). Outro ponto alto da EXPOTEC 2021 foi a 6ª edição do: Seminário de Inclusão Digital em comunidades rurais, urbanas e tradicionais. Espaço criado para o debate e propostas em busca de soluções que fomentem a inclusão e transformação digital de populações como indígenas, quilombolas, moradoras da zona rural e de regiões mais afastadas. Em pleno XXI, o desafio ainda é a construção e implantação de políticas públicas pensadas as diferentes realidades que podem ser encontradas no Brasil.


Entre os cursos gratuitos ministrados, estiveram a capacitação Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação promovida pelas instituições de ensino superior Unifuturo (Brasil) e a Florida Christian University (EUA). Mais de 300 educadores da rede pública e privada participaram do curso que foi realizado em três turmas. Foi reservado também nesta edição uma programação cultural diversificada para o público este ano. A exemplo disso foi a I Mostra Audiovisual e Aerofotográfica Expotec, que exibiu e premiou produções de curtas metragens e fotografias produzidas com auxílio de drones. Um dos espaços mais aguardados e prestigiados, a Arena Gamer, permitiu que os participantes da feira pudessem jogar gratuitamente.


Um dos primeiros grandes eventos presenciais na Paraíba, após o período mais crítico da pandemia, a Expotec 2021 seguiu todas as recomendações sanitárias de distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de álcool gel. Mais uma vez, a entrada da Expotec foi gratuita. A feira foi co-realizada pelo Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, com apoio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC. br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).


Cadastre-se e receba nossos informativos digitais

LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÔES

Rodovia PB-008, Km 5 s/n Polo Turístico
Cabo Branco, PB, 58000-000

imprensa@expotec.org.br