Notícias

Importância social da tecnologia é destaque na abertura da Expotec 2021

Com a presença de autoridades e especialistas em internet, a 7° edição da Expotec João Pessoa foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, no polo turístico da capital. A solenidade foi aberta pelo Secretário Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, Hartmut Glase. Ao falar sobre a perspectiva da rede como um espaço de reconhecimento dos princípios humanos na construção de uma sociedade inclusiva, ele parafraseou um dos trechos do mais famoso discurso de Martin Luther King. “Eu tenho um sonho, uma Internet de todos e para todos e  autorregulada, sem interferência de governos", afirmou.

A importância de um evento sobre tecnologia e ciência no momento em que o País enfrenta uma crise sanitária foi ressaltada pelo secretário executivo de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Rubens Freire. “Nós aqui defendemos ciência, tecnologia e inovação, mas isso não é uma verdade que se estende pela sociedade. Nós assistimos o negacionismo instalando no centro do poder político do Brasil e isso cria dificuldades imensas”, alertou Freire.

A função social da tecnologia foi destacada pela vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Liana Filgueira. Ela lembrou que a ciência deve ser utilizada para além do diagnóstico de problemas, mas sim nas soluções. “A tecnologia deve servir para alcançarmos as populações mais carentes e historicamente esquecidas, deve chegar nas escolas públicas e revolucionar nossa educação, diminuindo as desigualdades”, completou.

Finalizando a cerimônia, o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid Brasil) e coordenador geral da Expotec, relembrou que o evento nasceu da necessidade de um evento desse porte e segmento em João Pessoa.  “Nossa ideia é apresentar junto com  cientistas e jovens, a ciência como uma porta de saída, que tem aberto vagas na área da tecnologia em profissões bem remuneradas”, pontuou. 

Também participaram da mesa de abertura desta 7ª edição do evento, a secretária de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Margareth Diniz, e do diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko. A cerimônia ainda contou com uma performance da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba. Ainda na abertura, a conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Tanara Lauscher, fez menção à  ativista social do movimento negro, Malu Viana, que participou algumas vezes da Expotec 2021.





Cassiana Ferreira - jornalista e assessora de imprensa | Expotec 2021 - Anid Brasil 

 

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento