Notícias

6º Seminário Inclusão Digital em Comunidades Urbanas, Rurais e Tradicionais

Quando falamos em exclusão digital no Brasil, podemos recorrer à lembrança das filas quilométricas registradas em quase todas as cidades do País de pessoas em busca de informações sobre o Auxílio Emergencial. Apesar do pagamento ser feito por aplicativo, as aglomerações revelaram uma realidade: inclusão digital não se trata apenas das pessoas  terem um celular, elas precisam ter acesso à internet. 

E se o problema é percebido nos grandes centros urbanos, a situação é muito mais complicada nas comunidades rurais, quilombolas, indígenas, entre outras mais afastadas. É exatamente isso que a Expotec vai discutir durante o 7º Seminário Inclusão Digital em Comunidades Urbanas, Rurais e Tradicionais no dia 01 de outubro, das 9h às 17h, no Centro de Convenções de João Pessoa. 

Com a coordenação das jornalistas Laura Tresca e Renata Mielli, o seminário é direcionado a representantes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais e culturais de base, lideranças indígenas, quilombolas, ativistas e outros. O objetivo é provocar uma articulação e criação de uma agenda de atuação entre os participantes. Além disso, o seminário é um espaço para ideias e soluções de tecnologia que promovam a transformação e inclusão digital dessas comunidades.

Entre os participantes que darão voz a esses segmentos, estarão presentes representantes do grupo indígena Pankararu, inclusive seu líder, Lafaiete Pankararu. As comunidades rurais serão representadas pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), uma Organização Não Governamental, que propõe a inclusão social de cooperados e cooperadas, articulando iniciativas econômicas que ampliem as oportunidades de trabalho, de distribuição de renda, de produção de alimentos, de melhorias da qualidade de vida, da preservação da biodiversidade e da diminuição das desigualdades.

A Expotec 2021 trará o tema central "As novas tecnologias, Internet comunitária, Infraestrutura crítica  e Cibersegurança". A maior feira e congresso  de tecnologia do Nordeste será realizada nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro, no Centro de Convenções de João Pessoa, PB. O evento é promovido pela Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid Brasil), Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa com apoio do CGI.br e NIC.br.

Mais informações e contato:
Cassiana Ferreira - jornalista e assessora de imprensa ANID Brasil
83. 98208 7686 (whatsapp)
imprensa@anid.org.br 

 

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento