Notícias

II Webinar: “Urgência da Transformação Digital na Educação

O 2º Webinar EXPOTEC 2020 da continuidade as atividades da 6ª edição da EXPOTEC e tem como tema “URGÊNCIA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO”

Com a Pandemia por COVID-19, a educação passou a vivenciar momentos de profunda Transformação Tecnológica, após a suspensão das aulas presenciais e o fechamento de escolas e universidades. Foi necessário então, que a Educação se reinventasse contando com o apoio fundamentalmente da tecnologia como instrumento principal para unir estudantes, professores, coordenadores, diretores e reitores. 

 

Toda essa transformação digital vivenciada durante este período de pandemia causou uma profunda mudança na forma como a Educação vem fazendo o uso das tecnologias, trazendo a reflexão sobre a necessidade de atualização nos modelos em vigência.

 

A utilização das novas tecnologias está associada à inovação e globalização e permite, portanto, o desenvolvimento de novas soluções em momentos como o que está sendo vivenciado durante a pandemia. O uso dessas tecnologias ativas, já é previsto pelo documento normativo BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O referido documento nos mostra a importância na utilização tecnológica no âmbito da educação, bem como o incentivo às inovações tecnológicas como uma maneira de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. 

 

Neste sentido, os espaços de educação que tinham como foco suas atividades presenciais, precisaram fazer uso dos recursos tecnológicos para continuar ministrando as aulas durante o período de isolamento social. 

 

Tendo em vista este momento inesperado que todos estão vivendo, a Transformação Digital passou a ganhar cada vez mais força e a se tornar cada vez mais efetiva na educação. Professores, coordenadores e outros profissionais passaram a dominar as ferramentas para criarem conteúdos, desenvolverem estratégias para tornarem as aulas atrativas, fazendo uso de aplicativos, sites e outros recursos digitais, adaptando-se, portanto, as transformações digitais. 


Neste exato momento, as pessoas já tomaram plena consciência relativamente aos impactos da tecnologia no cotidiano, promovendo um espaço para um engajamento muito maior da sociedade, trabalhando a coletividade.

 

A inclusão digital tem ainda um longo caminho pela frente, pois infelizmente muitas crianças, jovens e adultos não possuem acesso a Transformação Digital e as novas tecnologias. Neste sentido, é necessário que a educação aliada as politicas públicas, adotem um ensino híbrido, que oferte o presencial e o digital de forma mais robusta. 

 

O ensino remoto tem papel fundamental e auxilia diretamente na democratização do ensino, facilitando o conhecimento. Além disso, os espaços de educação foram estimulados a inovar e experimentar novas formas de acertar. 

 

Neste Webinar sobre “Urgência da Transformação Digital na Educação", os nossos Palestrantes farão uma exposição sobre os principais desafios para o novo modelo de educação a distancia e a necessidade urgente de se implantar projetos educacionais que sejam baseados em novas metodologias. Será abordada igualmente, a discussão sobre novas estratégias e caminhos para empreender nesse novo cenário e como a Educação aliada a tecnologia responderá a essas e a várias outras questões que envolvem a melhoria no ambiente educacional, a atualização de modelos pedagógicos e as formas de motivar os envolvidos a aprenderem juntos e de forma instigante e colaborativa.

 

A mediação do nosso II Webinar será realizada pelo Presidente da ANID, Dr. Percival Neto.

 

PERCIVAL HENRIQUES DE SOUZA NETO é Físico e Bacharel em Direito, foi diretor técnico do Inmetro/Imeq na Paraíba e é Especialista em Gestão Pública. Atualmente é membro titular do Comitê Gestor da Internet - CGI e Presidente da ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital.

 

CONHEÇA OS NOSSOS PALESTRANTES:

 

CLÁUDIO BENEDITO SILVA FURTADO é Secretário Executivo de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, Coordenador da Implantação da Rede Paraibana de Alto Desempenho-REPAD, projeto que visa imputar uma rede de fibra óptica para atender as instituições de pesquisa e da administração estadual. Possui graduação (1991), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua hoje como professor. Exerceu a Presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) e tem atuado como árbitro em mais de 20 revistas internacionais da área de Física. É conselheiro do SEBRAE do Estado da Paraíba, Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Representante do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

RICARDO MONTEIRO é professor universitário, palestrante e pesquisador, Doutor em Ciências da Educação e Interculturalidade pela Freie Universität Berlin (Alemanha), Mestre em Literatura Alemã Contemporânea pela Albert-Ludwig- Universität Freiburg (Alemanha), Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Bacharel em Teologia pela Humboldt-Universität zu Berlin/ Theologische Fakultät (Alemanha). É especialista em Inteligência Multifocal para Crianças (IMpC), mentor educacional e fundador do projeto piloto de referência “Universidade da Criança” em Portugal, que deu origem ao Projeto UniFuturo (Universidade do Futuro). Depois da Alemanha e Portugal, migrou para Brasil onde implementou o Programa Educação sem Fronteiras (PEsF) no norte-nordeste do País.  Atualmente é Reitor da UNIFUTURO Faculdades Integradas do Brasil, Embaixador para a Educação da Florida Christian University (EUA) no Brasil e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Meios Adequados à Solução de Conflitos (ABMASC).

 

BRUNO PORTIGLIATTI é Bacharel em Ciência Política e Espanhol, USF; Mestre em Administração de Empresas; Florida Christian University; Juris Doutorado; Pro Bono a Florida Coastal School of Law, Reitor da Florida Christian University - FL/USA, Diretor Executivo na Excelência de Vida Sênior, Presidente da New Beginnings Global Outreach (instituição de caridade sem fins lucrativos), Membro do Conselho Dr. Phillips YMCA, Presidente da Minority & Women Business na  Cidade de Orlando – FL/USA , Membro do Rotary Club do Dr. Phillips, Vice-presidente do Council of Private Colleges of America, Membro da Associação Nacional de Corretores de Imóveis, Membro do Orlando Regional Realtor Association e Participante do Instituto de Liderança Política da Flórida Central 2015.

 

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA NO PRÓXIMO DIA 24.09.2020! ATÉ LÁ


Para acompanhar acesse o webinar pela página www.expotec.org.br  


EXPOTEC 2020 é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID) e Governo do Estado da Paraíba com apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br)


Matéria: Assessoria de Imprensa ANID

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento