Minicurso de Arduino Básico - Prof. Dr Ilton Luiz Barbacena (Robótica)

Minicurso de Arduino Básico, 4hs

Prof. Dr Ilton Luiz Barbacena

Arduino é um conjunto de ferramentas que possibilitam a criação de aparelhos eletrônicos. O objetivo desta plataforma é facilitar a vida dos amantes da eletrônica, ou hobbysta, que buscam uma maneira descomplicada de montar pequenos protótipos. Depois de programado, o microcontrolador do Arduino pode ser usado de forma independente, ou seja, você pode colocá-lo para controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado, pode utilizá-lo como um aparelho de medição ou qualquer outro projeto que vier à cabeça.


Neste minicurso de 4hs vamos explicar alguns conceitos básicos de programação desde o início, e você não precisa saber nada sobre Arduino, eletrônica ou programação de computadores, para participar. Se você já tem experiência prévia com programação, talvez este minicurso não acrescente muito ao seu conhecimento.


Nós vamos aprender como funciona um programa simples, fazendo nele algumas modificações ao longo do minicurso. Você terá acesso a um kit de ferramentas incluindo uma placa de Arduino Uno R3, um protoboard e alguns componentes eletrônicos para montagem durante o curso. Ao longo do minicurso, o aluno vai fazer download das ferramentas de softwares necessárias, para, conjuntamente como o kit, que será emprestado ao participante, realizar alguns experimentos bacanas. Cada participante deverá trazer seu notebook com Windows instalado, para participar do minicurso.


Fonte: https://projeto39.wordpress.com/o-arduino/