SOFTWARE LIVRE

A EXPOTEC - Software Livre é um evento organizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba – G/LUG-PB em parceria com a ANID – Associação Nacional para Inclusão Digital. Ambos são iniciativas não governamentais, o primeiro reúne mais de 1000 estudantes, profissionais, empresários e usuários de Software Livre na Paraíba e Estados circunvizinhos e a ANID que pomove a inclusão digital e social no Brasil estimulando e organizando seus associados a promover ações para socializar o conhecimento. No evento serão apresentadas palestras técnicas, painéis e casos nas áreas empresarial, acadêmica e pública de uso e desenvolvimento de Software Livre.

WEB

As tecnologias da web seguem em ascensão e serão tema de exposições e discussões atualizadas envolvendo tópicos como pesquisa e desenvolvimento aplicados , ferramentas de busca e de estruturação de dados, do comércio eletrônico, integração dos motores de busca e redes sociais e necessidades específicas de empresas.

ROBÓTICA

Na ExpoBOT - EXPOTEC Robótica o fanático por tecnologia vai interagir com a robótica. Conheça os principais passos para a iniciação no desenvolvimento através de atividades com plataformas de desenvolvimento embarcadas. Palestras, debates, campeonatos, mini-cursos, oficinas e muito mais. No EXPOBOT todas as atividades serão pontuadas e no final o participante poderá ganhar prêmios em dinheiro.

INCLUSÃO DIGITAL

É um espaço onde empresas de base tecnológica, instituições de ensino, órgãos governamentais e provedores de internet estarão debatendo a democratização do acesso à rede e ao conhecimento, estimulando a inovação, os processos criativos e a produção de conteúdos nacionais no ambiente da economia digital.

DESENVOLVIMENTO

Com a curadoria do Grude-PB (PHP-PB, Jampa Ruby, Paraiba.js, WTM e GDG), a trilha de desenvolvimento da Expotec incitará debates e terá exposições acerca da produção de softwares e de como o desenvolvimento de um sistema computacional está inserido nas startups e no empreendedorismo, de maneira geral, transformando as necessidades de um utilizador ou de um mercado em um produto de software.

EDUCAÇÃO

As instituições de ensino, os professores e alunos terão a oportunidade de apresentar o que estão desenvolvendo para promover a construção/utilização de tecnologias. Teremos apresentação de trabalhos, realização de workshops, minicursos, seminários e muito mais! A Educação será pensada e discutida aliada às tecnologias, do ponto de vista das inovações ou possibilidades de aperfeiçoar o aprendizado, como ela pode ser ainda mais eficaz no processo de desenvolvimento do indivíduo.