Destaques

Anahuac de Paula Gil

Anahuac de Paula Gil

Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Ganhador do Prêmio AREDE de 2014, empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br Membro fundador do coletivo conservador e reacionário #ultraGNU dedicado a defender a filosofia do Software Livre

Percival Henriques

Percival Henriques

Físico e bacharel em Direito. Atualmente é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID e Conselheiro Titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e Conselheiro do NIC.br.


Abdala Cerqueira

Abdala Cerqueira

Formado em Sistemas para Web, Pós-graduado em Sistemas Distribuídos e internet. Atualmente é consultor e atua como coordenador do PHP-PB, grupo de usuários PHP da Paraíba.

ALESSANDRO FEITOZA

ALESSANDRO FEITOZA

Ativista e Militante do Software Livre, Desenvolvedor Web na Secretaria da Educação do Ceará, e Professor de PHP na Universidade do Trabalho Digital. Com apenas 20 anos, já palestrou e ministrou workshops na Campus Party Brasil/Recife, PHPeste, FTSL, Expotec, Darkmira Tour PHP, entre outros. Alessandro é o Criador da Comunidade PHP com Rapadura, e atua na organização do FLISoL e outras comunidades.

Cláudio Furtado

Cláudio Furtado

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação. Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento.

Demi Getschko

Demi Getschko

Demi é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975, com mestrado em 1980 e doutorado em 1989 em engenharia pela mesma instituição. Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da FAPESP (1986-1996). Nesse período, foi coordenador de operações da RNP e participou do esforço da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991, entre a FAPESP e a Energy Sciences Network (ESNet), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Por isso, é considerado um dos pais da Internet brasileira. Trabalhou como Diretor de Tecnologia da Agência Estado, empresa do Grupo Estado, em dois períodos: entre 1996 e 2000, e novamente entre 2002 e 2005. Também atuou como Vice-Presidente de Tecnologia do iG entre 2000 e 2001. Foi, ainda, professor da Escola Politécnica da USP, e hoje é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Arquitetura de Computadores (AC) e coordena o laboratório da camada 2 do Projeto KyaTera. Até maio de 2009, atuou como membro da diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization), eleito para o período de 2005-2007 e reeleito para 2007-2009. É Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 1995 e Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desde 2006. Em outubro de 2010, foi nomeado membro do Conselho de Administração da Telebrás.[2] Em abril de 2014, foi homenageado com a indicação ao prêmio Internet Hall of Fame, da Internet Society, na categoria "Global Connectors". Em abril de 2016, recebeu uma homenagem especial no 1º Prêmio Profissional Digital da ABRADi-SP, pelos anos de contribuição com a internet brasileira.

Flávia Lefrève

Flávia Lefrève

Conselheira da PROTESTE (Associação de Consumidores), membro do conselho consultivo da ANATEL, representando consumidor (2006-2009), membro do conselho diretor do ILUMINA (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético SP) e membro da Diretoria de Infraestrutura em Telecomunicações da FIESP. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP. Publicou “Desconsideração da Personalidade Jurídica no Código do Consumidor – Aspectos Processuais”, Editora Max Limonad, 1998; “A Proteção ao Consumidor de Serviços Públicos”, Editora Max Limonad, 2001 e “Direito e Regulação no Brasil e nos EUA”, organizado por Marcelo Figueiredo, Editora Malheiros, 2004.

Francilene Procópio Garcia

Francilene Procópio Garcia

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante no período de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Beijing, China. Atua como professora/pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande desde 1989. Atualmente desenvolve atividades junto à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Diretora Geral, junto ao Governo do Estado da Paraíba - Secretária Executiva de CT&I e cumpre mandato como Presidente da ANPROTEC.

GUIDO LEMOS

GUIDO LEMOS

Guido Lemos de Souza é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre e Doutor em Informática pela PUC-Rio. Foi professor do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atualmente é professor do Departamento de Informática da UFPB, onde coordena o LAViD (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital).

HAGADIR CABRAL

HAGADIR CABRAL

Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.

Hartmut Richard Glaser

Hartmut Richard Glaser

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN. É Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, de 1996 até o presente; Consultor em Projetos de Telecomunicações, Informática e Internet, de 1975 até o presente e Assessor para a área de Eventos em Microeletrônica, Software, TIC, e-GOV, de 1985 até o presente.

Laura Tresca

Laura Tresca

Mestra em Comunicação Social e jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Cientista social pela Universidade de São Paulo (USP). Academicamente, estuda políticas públicas municipais de comunicação. Foi professora substituta da Universidade de Brasília (UnB), lecionando as disciplinas Jornalismo Político, Técnicas de Jornalismo e Oficina de texto. Foi pesquisadora no estudo sobre celulares e desenvolvimento socioeconômico na América Latina, em parceria com a Universidade Aberta da Catalunha. Atuou em consultoria sobre indicadores do direito à comunicação. Como jornalista, produziu conteúdos para webrádio (cultura), publicações (infância e política), revistas (políticas públicas), sites (institucionais e de inclusão digital), boletim eletrônico (inclusão digital) e blog (política). Atuou também nas periferias da grande São Paulo como educadora popular na área de economia solidária, membro da Pastoral da Juventude e estudante participante do projeto de extensão universitária Carapuruhy. Recentemente, foi consultora especialista em ambientes digitais e coordenadora de comunicação da rede Casa Brasil do Governo Federal. Atualmente, é oficial do Programa de Liberdade de Expressão da Artigo 19.

Marcelo Felix

Marcelo Felix

Responsável pelo relacionamento com o Associado da ANID, Marcelo esta envolvido com o desenvolvimento dos provedores regionais de Internet.

Thiago tavares

Thiago tavares

Bacharel em Direito, Administração e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pela UFBA. É professor de Direito da Informática, Tecnologia e Sociedade e Teoria dos Direitos Humanos na PUC-BA desde 2005, quando fundou a SaferNet Brasil. Thiago tem 11 anos de experiência comprovada em vários temas de Governança da Internet. A convite da Harvard Law School, integra desde 2010 o grupo de pesquisa Youth on Developing Countries e colabora com relatórios do UNICEF, da UNODC e da OEA. Seus trabalhos sobre Direitos Humanos na Web já foram apresentados em 27 países, incluindo as sete últimas edições do IGF. É membro titular e da Câmara Técnica “Direitos e Segurança” do CGI.br.

Wilkens Lenon

Wilkens Lenon

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduado em Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro dos grupos de pesquisa: Texto Livre: Semiótica e Tecnologia - UFMG e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA - UEPB, vinculados ao CNPq. Desenvolve pesquisa e produção de materiais didáticos-pedagógicos no âmbito educacional focando a aprendizagem mediada por tecnologias digitais baseadas em Software Livre.

Contato

Siga-nos

Compartilhe este evento com seus amigos: