IFPE: Práticas Exitosas no Ensino de Computação, Informática e Tecnologia da Informação pelo Campus de Igarassu-PE

O Instituto Federal de Pernambuco também se fará presente na 9ª edição da Expotec, com apresentações de práticas exitosas no ensino de computação, informática e tecnologica da informação, por meio do Campus de Igarassu. Os pesquisadores são alunos que fazem parte do quadro dos cursos do referido campus. São 07 mini palestras nos dias 10 e 11 de agosto, no Espaco Nic.br, no Centro de Convenções.

 

O IFPE-Campus Igarassu funciona desde 2014, faz parte da terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e oferece os cursos Técnico em Informática para Internet e Logística; Almoxarife e Operador de Computação, além do curso superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade e Tenologia em Sistemas para a Internet, além do Bacharelado em Administração, atualmente passou a ofertar cursos do Pronatec no município visando atender um maior número de interessados.

ScrenShare- Será apresentado os resultados e experiências vivenciadas na construção da plataforma Screenshare por Adryan Nacimento Reis que faz parte dos alunos do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet. A aplicação Web foi desenvolvida com propósitos de compartilhamento de tela e chat em uma rede local, utilizando websocket. Cada sala possui um chat e um compartilhador de tela. Screenshare facilita o compartilhamento em ambientes como laboratório de informática, dispensando o uso de projetores e economizando o uso de banda caso utilizasse aplicações como o Google meet ou Zoom, também facilita a visualização para pessoas com baixa visão.


 

Book Club - Os palestrantes são Plácido Silva de Lima, Kalil Soares Barbosa e Marcos Antonio da Siva- discentes do curso Técnico em Informática para Internet. Na palestra, a equipe apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção da aplicação Web Book Club - O Book Club é uma plataforma criada para incentivar a leitura e fornecer uma comunidade de compartilhamento de conhecimento entre alunos, professores e demais membros de uma instituição. O objetivo da plataforma é fomentar a troca de livros e facilitar a doação para instituições.

 

Feira na Mão- A palestra ficará por conta de Erick da Silva Souza, Hanna Sabrynna da Fonseca Pereira, eles são alunos do curso Técnico em Informática para Internet. Na palestra, a equipe apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção da aplicação Web Feira na Mão, que tem como objetivo sanar as dificuldades de acesso dos habitantes do município de Abreu e Lima ao mercado municipal da cidade. A aplicação Feira na Mão funciona como um e-commerce, trazendo como o seu próprio nome diz a facilidade de comprar os produtos da feira, na palma da mão dos clientes e no conforto de suas residências.

 

Energy Monitor- Davi Souza de Luna será o palestrante. Ele é aluno do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet. Na palestra, a equipe apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção do projeto Energy Monitor, uma solução de monitoramento de consumo de energia elétrica com um dispositivo IOT.

 

free-Commerce – A representante da equipe Eduarda Beatriz Balbino de Almeida, do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet comandará a palestra, e apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção da plataforma de E-commerce voltada para o comércio de feiras livres locais. O projeto tem como objetivo incluir digitalmente comerciantes de feira livre, e facilitar a compra de consumidores que têm preferência por comprar nesses lugares, trazendo assim o conforto de comprar em casa, economizar na compra e ajudar o comércio local. Como também o crescimento do comércio do feirante, dando visibilidade e disponibilidade de compra dos seus produtos pela plataforma.

 

My Game Tutorial -Os palestrantes são discentes do curso Técnico em Informática para Internet. Na palestra, Cidyclay Lacerda Monteiro Junyor apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção da aplicação Web My Game Tutorial. A aplicação tem como objetivo ser uma rede social voltada para o mundo dos jogos eletrônicos. Possibilita aos usuários o compartilhamento de conteúdos relacionados aos jogos como: informações gerais, tutoriais de jogadas complexas, guias de como "zerar" determinado jogo.

 

Campus Virtual -Os palestrantes são Mateus Santiago Sobral e José Jamerson Marques Teixeira, discentes do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet. Na palestra, a equipe apresentará os resultados e experiências vivenciadas na construção do projeto. A aplicação Web Campus Virtual é um sistema de controle acadêmico, totalmente desenvolvido visando favorecer a experiência do usuário e que possa auxiliar o aprendizado e a conexão entre o estudante e a instituição.

 

 A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá  entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.