Destaques

Anahuac de Paula Gil

Anahuac de Paula Gil

Nerd, evangelizador e desenvolvedor de Software Livre. Membro fundador do G/LUG-PB – Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba, com mais de 25 anos de experiência na área de TI. Ganhador do Prêmio AREDE de 2014, empreendedor, professor, autor do livro OpenLDAP Extreme, palestrante em diversos eventos sobre questões técnicas e filosóficas da democratização do conhecimento tecnológico, privacidade, liberdade de expressão e Software Livre. Consultor independente para tecnologias livres para diversas organizações como a TV Globo, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Mantenedor do primeiro servidor Diáspora no Brasil – http://www.diasporabr.com.br Membro fundador do coletivo conservador e reacionário #ultraGNU dedicado a defender a filosofia do Software Livre

Carlos Eduardo Novinho

Carlos Eduardo Novinho

Embaixador do programa de aceleração Startup Farm, é Co-fundador da LocalPros e atualmente trabalha como CTO da Dado Capital (ambas startups aceleradas pela 'Startup Farm' no Google Campus em São Paulo – SP). Mestre em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) através do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER), é alumni do programa ‘Ciência sem Fronteiras’, o qual possibilitou seus estudos na Technische Universität München (TUM) em Munique, Alemanha. É fanático por empreendedorismo e não se dobra a desafios. Tem experiência atuando como mentor de startups, engenheiro de sistemas e desenvolvedor de soluções utilizando Inteligência Artificial. Além de ter interesse em projetos com base tecnológica voltados ao mercado, conectando a academia à empresas privadas.

Cláudio Furtado

Cláudio Furtado

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação. Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba-FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento.

Dante Freitas

Dante Freitas

Com formação em educação empreendedora pela Universidade número 1 em empreendedorismo, Babson College (Boston, EUA) e com mais de 10.000 empreendedores orientados em sua carreira de 11 anos no SEBRAE/PE, tem dedicado sua vida profissional a formação e desenvolvimento de empreendedores, inspirando a fundação da .oM. Economista (UFPE), especializou-se na criação e desenvolvimento de negócios, passando pela Franchising University (SP),Comércio Exterior (FDC-MG), além de sua experiência de 4 anos como executivo de um multinacional, acumulando também o cargo de direção. Professor há 10 anos da DeVry/FBV, nas disciplinas de gestão de negócios, empreendedorismo e simulação de negócios, na graduação e no MBA Internacional, também facilitador do curso de empreeendedorismo Bota pra Fazer da Endeavour Brasil. Ao longo de sua formação, foi também habilitado no ensino do empreendedorismo, com um dos maiores especialistas no tema, Fernando Dolabela.

Demi Getschko

Demi Getschko

Demi é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1975, com mestrado em 1980 e doutorado em 1989 em engenharia pela mesma instituição. Trabalhou no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP (1971-1985) e no Centro de Processamento de Dados da FAPESP (1986-1996). Nesse período, foi coordenador de operações da RNP e participou do esforço da implantação de redes no país. Foi um dos responsáveis pela primeira conexão TCP/IP brasileira, em 1991, entre a FAPESP e a Energy Sciences Network (ESNet), nos Estados Unidos, por meio do Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory). Por isso, é considerado um dos pais da Internet brasileira. Trabalhou como Diretor de Tecnologia da Agência Estado, empresa do Grupo Estado, em dois períodos: entre 1996 e 2000, e novamente entre 2002 e 2005. Também atuou como Vice-Presidente de Tecnologia do iG entre 2000 e 2001. Foi, ainda, professor da Escola Politécnica da USP, e hoje é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde leciona Arquitetura de Computadores (AC) e coordena o laboratório da camada 2 do Projeto KyaTera. Até maio de 2009, atuou como membro da diretoria da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) pela ccNSO (Country Code Names Support Organization), eleito para o período de 2005-2007 e reeleito para 2007-2009. É Conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 1995 e Diretor-Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desde 2006. Em outubro de 2010, foi nomeado membro do Conselho de Administração da Telebrás.[2] Em abril de 2014, foi homenageado com a indicação ao prêmio Internet Hall of Fame, da Internet Society, na categoria "Global Connectors". Em abril de 2016, recebeu uma homenagem especial no 1º Prêmio Profissional Digital da ABRADi-SP, pelos anos de contribuição com a internet brasileira.

Emilson Ferreira Garcia Junior

Emilson Ferreira Garcia Junior

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) com extensão universitária na área de jornalismo e ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUC). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possui pesquisas na área de cibercultura, midiatização e tecnologias da informação. Atualmente é professor substituto na Unidade Acadêmica de Educação (UAEDUC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé-PB e Professor do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos (FIP).

Emmanuelle Richard

Emmanuelle Richard

Desenvolvi meu primeiro aplicativo aos 12 anos e desde então minha vida mudou. Já palestrei em diversos eventos como a Campus Party, Flisol, PhP Experience, RubyConf, DevFest Nordeste, Roadsec e outros, mostrando a todos que programar é divertido além de ser uma atividade fascinante, e, graças à programação, tenho conhecido muitas pessoas inspiradoras fascinando-me cada vez mais com este novo mundo que surgiu à minha frente.

Fabricio Solagna

Fabricio Solagna

Sou Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador sobre a Governança da Internet no Brasil. Fui coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul e consultor em metodologias de participação digital para a Presidência da República para o site participa.br. Sou membro do grupo de pesquisa da Antropologia da Propriedade Intelectual e da Associação Software Livre.Org.

Francilene Procópio Garcia

Francilene Procópio Garcia

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1999). Foi pesquisadora visitante no período de 1996 a 1999 na Tsinghua University, Beijing, China. Atua como professora/pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande desde 1989. Atualmente desenvolve atividades junto à Fundação Parque Tecnológico da Paraíba - Diretora Geral, junto ao Governo do Estado da Paraíba - Secretária Executiva de CT&I e cumpre mandato como Presidente da ANPROTEC.

Glaúcio Bezerra

Glaúcio Bezerra

Professor Dr. Eng. Elétrico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Coordenador do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação - MPI. É Gerente Executivo da incubadora InPACTA. No âmbito do empreendedorismo e da inovação, é o responsável pela criação e implantação do Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas-NATA (2007), primeira incubadora de base tecnológica da UFRN, onde atuou como coordenador desde sua implantação até agosto de 2013, quando o NATA transformou-se em programa de criação de incubadoras, de onde nasceu a incubadora em TI 'INOVA- METRÓPOLE'. Atuou na equipe que criou a incubadora da área de Ciências da Vida, BIO INOVA, além de ter aprovado as Incubadoras Tecnatus (Engenharias) e inPACTA (Negócios Tecnológicos-ECT), modelos oriundos do NATA. Busca incessantemente o estreitamento entre a tríade Academia-Empresas-Governo, para que se possa gerar a inovação sustentável em seu aspecto amplo.

HAGADIR CABRAL

HAGADIR CABRAL

Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.Em 1979 iniciei na área de informática programando máquinas de contabilidade em assembler. Na mesma época programei computadores pessoais em basic e dbase II. Após a formação em Tecnólogo em Processamento Eletrônico de Dados em 1982, já programando RPG e COBOL e cursos nos fabricantes de computadores: COBRA, SID, EDISA, SISCO Implantei CPDs em supermercados e lojas de eletromoveis até 1987. A partir de 1988 de volta a Porto Alegre, com empresa própria, desenvolvemos sistemas para diversas áreas. A principal foi Postos de Combustíveis – 2o. sistema no Brasil - com automação das bombas de combustíveis manuais e eletromecânicas e sistema de gestão. Em 2000 entrei na área de Telecomunicações atuando na área técnica/comercial. Faz 5 anos que estou aposentado HACKEANDO MINHA MENTE.

Jan Riehle

Jan Riehle

É o fundador e CEO da Itaro que ele acabou de vender no começo de 2017. Nascido na Alemanha, onde fundou uma das maiores agências de marketing on-line do país. Foi Diretor da Springstar Brasil, incubadora de empresas de internet alemã e Vice-Presidente de uma empresa de Location Based Services na Suíça, além de ter atuado no ClickOn e Brandsclub e cofundado a eÓtica, Juv e OndaLocal no Brasil.

Joanacelle Caldas de Melo-

Joanacelle Caldas de Melo-

Possui duas paixões Python e Sistemas Embarcados. Tem interesse nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Visão Computacional, Análise Preditiva, Otimização de Sistemas e Processamento de Imagens. Colaborou como desenvolvedora no projeto RailBee Automação de Trens Urbanos, parceria entre o IFPE, UFPB e CBTU de Recife. Atualmente está com mestrado em andamento em Sinais, Sistemas Digitais e Gráficos, pelo Programa de Pós-graduação em Informática da UFPB. Com pesquisa na área de Sensoriamento Remoto em Plantações Agrícolas por Imagens Capturadas por VANTs, parceria entre o Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (LaSER) e o Engenho São Paulo.

João Gabriel

João Gabriel

Ativista Maker, Embaixador do Programa EduLivre - UNESCO / CNI, e apaixonado por tecnologia, fundou o primeiro makerspace em uma escola do Rio de Janeiro. Realiza grandes projetos para levar jovens a entrarem no meio da tecnologia, empoderando o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções de impacto. Seu sonho é levar a transdisciplinaridade a todos os jovens.

Juliano Dias

Juliano Dias

Empreendedor com mais de 15 anos de experiência em vendas e larga vivência em departamentos comerciais de grandes grupos empresariais do Brasil. Formado em Marketing e MBA em Gestão Empresarial, CEO e Founder de empresas no Brasil e Portugal. Em 2017 decidiu empreender em terras lusitanas e descobriu que Portugal é um trampolim real para o mundo digital.

Luiz Sérgio

Luiz Sérgio

Uma das vozes mais conhecidas do Brasil, o dublador LUIZ SÉRGIO! Luiz Sérgio ficou conhecido por dublar o Tai de Digimon, Amumu de League of Legends, Jonathan Byers em Stranger Things, Dudu em Du, Dudu e Edu, Plagg em Miraculous : As Aventuras de Ladybug, o Super Choque e muito mais! Sobre LUIZ SÉRGIO: Há 26 anos na área de dublagem, Luiz Sérgio é ator, dublador, diretor de dublagem e locutor. Em 1991, aos 11 anos, começou a dublar o personagem Daniel na novela mexicana Carrocel. É conhecido por seus trabalhos de dublagem em Digimon como Tai Kamiya. Ele também dublou o Virgil de Super Choque, Dudu de Du, Dudu e Edu, Argit em Ben10, Bloo em A Mansão Foster Para Amigos Imaginários, Tenchi em Tenchi Muyo, Yondu Udanta em Guardiões da Galáxia e Jonathan Byers em Stranger Things e muito mais!

Myriam Gadelha

Myriam Gadelha

Especialista em direito tributário pelo IBET, integrante da comissão de estudos tributários da OAB/PB, advogada e consultora jurídica.

Percival Henriques

Percival Henriques

Físico e bacharel em Direito. Atualmente é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID e Conselheiro Titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e Conselheiro do NIC.br.

Rubens Barreto

Rubens Barreto

é Co-fundador do Deep Learning Institute, atuante especializado em técnicas de desenvolvimento humano e estratégias de habilidades cognitivas para desenvolvimento de Inteligência Emocional, através de Neurociência, NPL, Psicologia Positiva e Comportamental. Profissional com enfoque no resultado através do alcance de alta performance de pessoas e empresas, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal. Atua há 18 anos no mercado de inovação e tecnologia, graduado em engenharia pela Universidade de São Paulo, cursou MBA's em gestão de inovação na FGV. Trabalhou e prestou consultoria na Siemens, Nestlè, Sain-Gobain, em diversos países como Estados Unidos, Chile, Suiça, Alemanha, Espanha e Indonésia. Atualmente ministra palestras sobre temas de inovação, treina equipes para liderança e desenvolvimento pessoal individual. O Deep Learning é um Instituto de inovação voltado ao treinamento de pessoas para alta performance, através de técnicas de reprogramação mental e Neurociência.

Valdir Barbosa

Valdir Barbosa

Formado em TI com especialização em Redes de Computadores. Trabalha na Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1988. Começou a utilizar Gnu/Linux em 1999 em servidores e no meu computador, a partir de 2006 passou a utilizar exclusivamente software livre no seu desktop para iniciar o processo de migração na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. É membro do fórum de software livre da Unesp e trabalha disseminando, conscientizando e sensibilizando a comunidade universitária para uso de software livre e o padrão ODF. É membro da Comunidade LibreOffice Brasil e da The Document Foundation, fundação responsável pelo desenvolvimento do LibreOffice. Colaborador do projeto LibreOffice Magazine e apoio voluntário em lista e grupo do LibreOffice. É profissional certificado LibreOffice para treinamento e migração. Palestrante em eventos de Software Livre nacional e internacional.

Washington Barbosa

Washington Barbosa

Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia IDEZ (2012), Especialista em Segurança da Informação (2014). Professor da Faculdade Estácio Paraíba. Com experiência na área de TI (Planejamento, implantação e manutenção e infraestrutura de Redes) , com ênfase Segurança da Informação. Admirador de Software Livre e fanático por tecnologia.


 Joel Wallis Jucá

Joel Wallis Jucá

Veterano em desenvolvimento de software, trabalhou com e para empresas de todo o Brasil. Trabalha atualmente como mentor na Thinkful, um bootcamp de Nova Iorque, onde ensina estudantes de desenvolvimento web a como criar projetos performáticos e fáceis de manter. Contribuidor do Software Livre, atua também co-mantenedor das tracks de ECMAScript e JavaScript do projeto Exercism.

Abdala Cerqueira

Abdala Cerqueira

Formado em Sistemas para Web, Pós-graduado em Sistemas Distribuídos e internet. Atualmente é consultor e atua como coordenador do PHP-PB, grupo de usuários PHP da Paraíba.

Adilson Florentino

Adilson Florentino

Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie e Especialista em Redes de Computadores pela FASP - Faculades Associadas de São Paulo. Atua como Instrutor Cisco desde 2001, primeiro no Programa Cisco Network Academy e atualmente como Instrutor Cisco CCSI # 33706.Possui as Certificações CCNA RS, CCNA Voice, CCNA Security, CCNA Wireless, CCDA, CCDP e CCNP RS. · Fundador e CEO da EAMSOFT Consultoria e Treinamento em Informática Ltda. Atuou como Professor Universitário em diversas Instituições de Ensino tais como FATEC, IFSP, UNICID, FIAP e IBTA. Prestador de SErviços para o NIC.br nos cursos de IPv6 e Boas Práticas em BGP · Autor do Livro IPv6 na Prática - primeiro livro em português sobre o tema. Consultor independente atuando em várias empresas em Projetos de Rede e treinamento utilizando roteadores Cisco, Juniper e Huawei

Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha

Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha

Promotor de Justiça no Estado da Paraíba desde 2013, exerce neste momento a função de Promotor de Justiça do Patrimônio Público em Patos/PB. Acredita que a tecnologia transformará a área do direito, especialmente no combate à corrupção.

Alisson Brito

Alisson Brito

É professor do Centro de Informática da UFPB. Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na área de Microeletrônica em cooperação com a Karlsruhe Institute of Technology (KIT) (2008), mestrado (2003) e bacharelado em Ciência da Computação (2001) também pela UFCG. Atua na Pós-Graduação de Informática (PPGI) da UFPB, com mais de 30 orientações concluídas e cerca de 100 artigos científicos publicados. É Coordenador do Laboratório de Sistemas Embarcados e Robótica (LaSER), atuando principalmente na modelagem, desenvolvimento e teste de Veículos Aéreos Não Tripulados (drones).

Allisson Fernandes

Allisson Fernandes

Graduando em Design pela UFPB. Possui experiência na área de Design Gráfico, Realidade Aumentada e Fotografia. Também tem como áreas de interesse Design de Embalagens, Design de Interiores e Design Inclusivo. Atualmente faz parte do projeto Diretrizes de Usabilidade para Sistemas de Informação Digitais em Realidade Aumentada - Uma Proposição para Rótulos de Embalagens de Consumo.

André Costa

André Costa

Fundador e CEO da empresa TASCOM Data Center, Presidente do Sindicato das Empresas de Internet do Estado da Bahia e Diretor de Serviços para Associados da Associação Brasileira de Internet - ABRANET. Possui ampla experiência na área de telecomunicações, telemedicina, TV digital, geoprocessamento, governança eletrônica, vídeo monitoramento."

Angélica Acioly

Angélica Acioly

Designer de Produto e Especialista em Ergonomia pela UFPE. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Doutora em Design pela UFPE, Professora e Pesquisadora do Curso de Design da Universidade Federal da Paraíba, com pesquisas na área de Ergonomia, Usabilidade e Realidade Aumentada. Coordenadora do Laboratório de Projetos do Departamento de Design da UFPB. Coordenadora do projeto Diretrizes de Usabilidade para Sistemas de Informação Digitais em Realidade Aumentada - Uma Proposição para Rótulos de Embalagens de Consumo.

Antonio Moreiras

Antonio Moreiras

Antonio M. Moreiras é gerente de projetos e desenvolvimento no NIC.br, onde é um dos responsáveis pela coordenação e operação do IX.br

Arimatéia França

Arimatéia França

ODS Brasil e MovSocial

Arnaldo Júnior

Arnaldo Júnior

Cidades Emergentes Sustentáveis Arnaldo Júnior é ex prefeito de Cabaceiras, palestrante e consultor do Sebrae

Carlos Batinga

Carlos Batinga

Tem formação em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba. Com especialização em transporte, é um dos mais renomados profissionais da área, tendo trabalhado em João Pessoa, Salvador e Natal. Foi prefeito do município de Monteiro durante dois mandatos: de 199 a 2000 e de 2001 a 2004. Nas suas duas gestões transformou o município em um grande produtor de leite caprino, sendo Monteiro a maior bacia leiteira dessa espécie. Logo após, foi superintendente do Sebrae/PB (2005 e 2006), de onde saiu para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual e assumindo sua cadeira na Casa Epitácio Pessoa, em 2007, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido pelo qual já não faz militância, sendo agora filiado ao Partido Social Cristão (PSC), com mandato de deputado estadual até janeiro de 2015. Atualmente, Carlos Batinga é superintendente de Mobilidade Urbana da Prefeitura de João Pessoa.

Cláudio Lucena

Cláudio Lucena

Claudio Lucena é Pesquisador Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Georgetown, em Washington. D.C. É Professor e ex-Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), pesquisador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Governo Português, afiliado ao Research Center for the Future of Law da Universidade Católica Portuguesa. Colaborador do Observatório Digital Watch da Geneva Internet Platform e do Observatório do Marco Civil da Internet no Brasil. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Livre de Bruxelas e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande. É Fellow da ICANN, do Latin American Internet Governance Forum (LACIGF) e da South School on Internet Governance (SSIG), Professor Convidado do Programa LAST-JD Ph.D. pela Universidade de Turim, da International Summer School on CyberLaw da Escola Superior de Economia, em Moscow e de diversas outras universidades e instituições de ensino. Membro da Comunidade Octopus Cybercrime do Conselho da Europa, dos Capítulos Brasil e Portugal da Internet Society e da International Law Association, onde é membro do Comitê Internacional de Estudos sobre a Privacidade. Foi também Professor da Escola Superior da Magistratura, da OAB e da Academia de Ensino da Polícia Civil do Estado da Paraíba. Pesquisa e desenvolve trabalho em temas jurídicos relacionados à tecnologia há mais de 10 anos, durante os quais foi consultor e assessor junto a entidades públicas e agências governamentais, instituições policiais e de segurança pública, Tribunais de Justiça, CNJ e Congresso Nacional, bem como junto ao setor privado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Tribunal Internacional da ECOWAS e o Centro Europeu do Consumidor.

David Coelho Guedes

David Coelho Guedes

Trabalha na Prefeitura de João Pessoa/PB desde 2013 como Diretor do Departamento de Produção e Gestão da Informação - DPGI exercendo a função de desenvolvedor web full stack com PHP, Node, Postgres, MySql, Mongo, Parse Server, Wordpress, REST API, Angular JS e mobile com Ionic Framework(Cordova) e Android Nativo. É estudante do curso de Sistemas para Internet.

David Marcony

David Marcony

David Marcony F. Nascimento, 35 anos, é empresário no ramo de telecomunicações, presidente/fundador da MICROTEL, produtor dos eventos FUTURE ISP E FUTURE ISP EXPEDIÇÃO, além de ser estudante de direito. Atua no mercado ISP nacional desde 2005, colaborando com os provedores regionais em várias questões, desde cunho técnico, administrativas e até relacionadas a orientação de negócios.

Denise Lemos

Denise Lemos

Diretora do Portal Mulher de Fato, que atua com curadoria de conteúdo web e alimentação via crowdsourcing, exclusivamente no universo feminino; CEO e Founder da UP Branding, agência de marketing digital; Comendadora Master MInd Paraiba; CEO e Founder da Startup 28dias, app sobre TPM; Docente da Pós-Graduação de Moda no Senai - E-commerce; uma das Organizadoras da primeira edição no Brasil do Startup Weekend Women e Startup Weekend Women 2017 em João Pessoa e Campina Grande.

Fábio Fernandes

Fábio Fernandes

Coordenador da comunidade PHP Pernambuco (http://phppe.net). Divide o tempo entre aprendizado contínuo e trabalho, analista de sistema atuando no mercado desde 2008 tendo diversos sites, portais e sistemas online, públicos e privados. Bacharel em Sistemas de Informação, com especialização em Gerência de Projetos. Trabalhando atualmente como coordenador de sistemas e projetos na empresa Idealizza sediada no Recife-PE, filiada ao Porto Digital. Busca sempre compartilhar seus conhecimentos visando um bom código.

Flávia Lefrève

Flávia Lefrève

Conselheira da PROTESTE (Associação de Consumidores), membro do conselho consultivo da ANATEL, representando consumidor (2006-2009), membro do conselho diretor do ILUMINA (Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético SP) e membro da Diretoria de Infraestrutura em Telecomunicações da FIESP. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP. Publicou “Desconsideração da Personalidade Jurídica no Código do Consumidor – Aspectos Processuais”, Editora Max Limonad, 1998; “A Proteção ao Consumidor de Serviços Públicos”, Editora Max Limonad, 2001 e “Direito e Regulação no Brasil e nos EUA”, organizado por Marcelo Figueiredo, Editora Malheiros, 2004.

Gabriel Basso

Gabriel Basso

Sólida formação em ciências e em tecnologia, com experiência em pesquisa científica experimental e teórica. Possui doutorado em Física experimental, pós-doutorado em ciência da computação, com foco em Inteligência Artificial. Possui Certificação de Gestores ANBIMA (CGA) e Certificação de Especialista em Investimentos ANBIMA (CEA). Atualmente é Chief Scientist & COO na startup Dado Capital (acelerada pela Startup Farm no Google Campus em São Paulo - SP).

Gilberto Kassab

Gilberto Kassab

Gilberto Kassab é um economista, engenheiro civil, empresário, corretor de imóveis e político brasileiro de origem libanesa, atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na atual gestão do presidente Michel Temer. (Wikipédia)

Guilherme Gaião

Guilherme Gaião

Filósofo-outside, idealizador e curador dos Cafés Filosóficos da Paraíba, junto às empresas Energisa e Empório Café, e junto a Fundação Casa José Américo, ao Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado e ao Governo do Estado da Paraíba etc. Psicanalista com enfoque em Relacionalidade, com clínica online e presencial no bairro de Tambaú. Fundador e coordenador do Laboratório de Inteligência “Amigos da Sabedoria” [(83) 99805-6608], que funciona com enfoque em solução de problemas a partir do Método da Complexidade [Edgar Morin], aberto ao público interessado todas as sextas-feiras na UFPB. [www.culturadigital.br/guilhermegaiao] [www.guilhermegaiao.com.br]

Gustavo Candolo

Gustavo Candolo

Formado em engenharia elétrica. Com experiência de 20 anos na area de engenharia e Fibra ótica.

Hartmut Richard Glaser

Hartmut Richard Glaser

Físico formado pelo atual Instituto de Física da USP (1967) e mestre pela Escola Politécnica da USP. Participa da diretoria do LACNIC como tesoureiro e do Conselho de Endereços da Organização de Apoio a Endereços (ASO) da ICANN. É Diretor Executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil, de 1996 até o presente; Consultor em Projetos de Telecomunicações, Informática e Internet, de 1975 até o presente e Assessor para a área de Eventos em Microeletrônica, Software, TIC, e-GOV, de 1985 até o presente.

Inalda Barros Beder

Inalda Barros Beder

Analista de mobilização do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento- PNUD/ ONU Tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e municípios inteligentes

Jeremias Araújo

Jeremias Araújo

Mais de 10 anos de experiência em teste de software, um dos maiores incentivadores da área de testes na Paraíba, fundador do GUTS-PB (Grupo de Usuários de Testes de Software da Paraíba). Não descanso até que todas as empresas da Paraíba adore e valorize as atividades de testes. Meu papel é difundir as ideologias dos testes e qualidade de software ajudando a todas as empresas a produzir software com qualidade.

João Paulo Fechine Sette

João Paulo Fechine Sette

Possui Graduação em Análise de Sistemas (2005), Especialização em Desenvolvimento Web (2007) e Mestrado em Ciências da Computação (2011). Atualmente Analista de Sistemas da INDRA/POLITEC e professor do Centro Universitário de João Pessoa. Tem experiência a mais de 10 anos na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação humano-máquina e tecnologias de front-end.

JOSÉ ROBERTO DA COSTA FERREIRA

JOSÉ ROBERTO DA COSTA FERREIRA

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UNAMA/PA). Pós-graduação em Gerenciamento Web (IESAM/PA). Desenvolvedor Web Especialista em Joomla, Coordenador do PotiLivre (Comunidade Potiguar de Software Livre). Atualmente é Suboficial da Reserva do Comando da Aeronáutica, sua última função: Encarregado da Subseção de Tecnologia da Informação do 1º/5º Grupo de Aviação, sediada na antiga Base Aérea de Natal. Currículo Lates: http://lattes.cnpq.br/5913977634442677

Lafaete Pankararu

Lafaete Pankararu

Presidente da União da Juventude Pankararu: 10 Anos em defesa da juventude e dos estudantes Pankararu, fortalecendo a juventude indígena no desafio de fortalecer sua autonomia e seus saberes tradicionais. Coordenador Geral da Comissão de Articulação da Juventude Indígena (CAJI). Membro da Comissão do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena. Sub - Cacique do Povo Pankararu. Agente de Inclusão Digital para Inclusão dos Povos Tradicionais. Defensor dos Direitos Humanos. Membro Nacional da Comissão Latino Americano e Caribennha dos Estudantes Secundaristas e da Rede índios Online. Extrativista na Construção de Diretrizes Técnicas para Adoção de Boas Práticas de Manejo no Semiárido Nordestino. Membro do Acampamento Internacional das Juventudes em Luta. Coordenador do Ponto de Memória Pankararu. Integrante do Paz - Plano de Ação Socioambiental. Fez parte da Comissão Organizadora do I Encontro Estadual de Estudantes Indígenas e Quilombolas da Bahia.

Laura Tresca

Laura Tresca

Mestra em Comunicação Social e jornalista pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Cientista social pela Universidade de São Paulo (USP). Academicamente, estuda políticas públicas municipais de comunicação. Foi professora substituta da Universidade de Brasília (UnB), lecionando as disciplinas Jornalismo Político, Técnicas de Jornalismo e Oficina de texto. Foi pesquisadora no estudo sobre celulares e desenvolvimento socioeconômico na América Latina, em parceria com a Universidade Aberta da Catalunha. Atuou em consultoria sobre indicadores do direito à comunicação. Como jornalista, produziu conteúdos para webrádio (cultura), publicações (infância e política), revistas (políticas públicas), sites (institucionais e de inclusão digital), boletim eletrônico (inclusão digital) e blog (política). Atuou também nas periferias da grande São Paulo como educadora popular na área de economia solidária, membro da Pastoral da Juventude e estudante participante do projeto de extensão universitária Carapuruhy. Recentemente, foi consultora especialista em ambientes digitais e coordenadora de comunicação da rede Casa Brasil do Governo Federal. Atualmente, é oficial do Programa de Liberdade de Expressão da Artigo 19.

Léo Uchôa

Léo Uchôa

Leo Uchoa é um empreendedor com vasta experiência em negócios internacionais, marketing online, e desenvolvimento de negócios. Ele é fundador da uGlobally primeiro programa global e marketplace do mundo a facilitar a expansão de negócios para outros países através de uma plataforma online, construiu a Cultivatech que ajuda organizações brasileiras a criar programas especiais de empreendedorismo inovador e internacionalização, além de ter participado da Baumann Travel, uma das mais importantes operadoras de turismo empresarial da América do Sul.

Lidia Perside

Lidia Perside

Graduanda em Ciências da Computação. Possui experiência como game design. Atualmente, faz parte do grupo de pesquisa Autônomos (tecnologias da informação voltada para tecnologias assistivas baseadas em computador). Também faz parte do projeto Diretrizes de Usabilidade para Sistemas de Informação Digitais em Realidade Aumentada - Uma Proposição para Rótulos de Embalagens de Consumo.

Luciano Franz

Luciano Franz

Presidente da InternetSul

Malu Viana

Malu Viana

Como membro da equipe do Projeto de extensão Articulação Nacional Juventude Viva, ocupou o cargo de Articuladora Territorial, o projeto foi um termo de cooperação entre a Secretaria Nacional da Juventude/Presidência da República e o Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES), da Escola Nacional da Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Produtora Cultural, idealizadora da Flor do Guetto Produtora, Radialista , Educomunicadora Social, Bacharelando em Serviço Social, Ativista e Militante Feminista do Movimento Hip Hop desde 1994 , Movimento Negro, atuou como membro titular da Setorial do Colegiado de Culturas Populares (RS), Idealizadora do Fórum de Enfrentamento ao Genocídio e o Extermínio da Juventude/RS, Membro do Fórum Permanente do Hip Hop Gaúcho ( RS). Na década de 80 iniciou sua militância apartir dos Bailes Blacks de Porto Alegre, nos anos 90 foi Coordenadora Estadual do Núcleo de Juventude e Movimento Hip Hop (MNU/RS) . Atua como Ativista e Militante Feminista do Movimento Hip Hop, Movimento Negro, a mais de 20 anos vem desenvolvendo projetos na área dos Direitos Humanos, Políticas Públicas ( de, para e com Juventudes, Meninas e Mulheres e Igualdade Racial). Apartir de 1994 desponta em âmbito regional, nacional e internacional com reconhecida liderança do movimento Hip Hop " Malu Viana", em 1997 fundou e idealizou o Grupo de Rap Feminino Flor do Guetto, em parceria e apoio do Rapper Mano Brown Racionais Mc´s. Sua trajetória é reconhecida por elaborar, desenvolver e executar projetos que visam o empoderamento, Valorização e inclusão de ações Afirmativas , Políticas Públicas apartir da ótica de Gênero , Juventude , Etnia, Comunicação e Culturas Urbanas e Populares e Direitos Humanos, que visam o desenvolvimento de ações Sócio Político Culturais através do seu engajamento nos Movimentos Sociais, Culturas Urbanas Hip Hop do Estado do Rio Grande do Sul ampliando sua atuação em âmbito Nacional Belo Horizonte, São Paulo,,Rio de Janeiro , Brasília, Salvador, Santa Catarina , Espírito Santo , Curitiba e João Pessoa ) Internacionalmente desenvolveu ações onde representou o Brasil em Países como Índia/Mumbai, Lima/Peru, Tunísia (Norte da África) Profissionalmente atua com forte ênfase na construção e elaboração de propostas a respeito das questões sociais de empoderamento de meninas e mulheres pautando (Gênero/Etnia/Exclusão e Vulnerabilidade Social) e com sua experiência como militante dos movimentos sociais e populares imprimiu sua marca de trabalho e atuação em âmbito nacional e internacional apresentando uma nova forma de atuar e fazer política cultural e social, com uma base sólida e representatividade mostra aspectos inovadores da diversidade e pluralidade das políticas públicas construídas em âmbito nacional em conexão total com os movimentos sociais juvenis como: Hip Hop, Estudantil, Universitário, Juventude Negra, Ong´s , terceiros setor , mulheres, jovens focando sua atuação nas políticas de promoção da Igualdade Racial de para e com as Juventudes em situação de vulnerabilidade social, em conflito com a lei, privados da liberdade, População em situação de Rua, comunidades, favelas, periferias e morros . Articuladora Nacional Plano Juventude Viva, Conselheira Nacional (2005) e Estadual (2015) Juventude- CONJUVE, Fórum de Enfrentamento ao Extermínio e o Genocídio da Juventude (Regional Sul) , Comitê Organizador Fórum Social Mundial (FSM) desde 2001 e Edição FSM15ANOS, Membro do Comitê Organizador Local do Fórum Social das Resistências (2017), Movimento Nacional pela Inclusão Digital e Participação Social (OIDePS).

Marcelo Araruna

Marcelo Araruna

Graduação em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (2012). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia da Paraíba (2014). Especialista também, em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo (2017). Atualmente, pós-graduando em Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (MRH) em João Pessoa. Membro da Comissão dos Novos Advogados do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Membro também, do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE FUTURO) de São Paulo. Advogado com experiência na área de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Imobiliário e Direito do Consumidor.

Marcelo Felix

Marcelo Felix

Responsável pelo relacionamento com o Associado da ANID, Marcelo esta envolvido com o desenvolvimento dos provedores regionais de Internet.

Marcelo Siena

Marcelo Siena

presidente da REDETELESUL

Maximiliano Martinhão

Maximiliano Martinhão

Engenheiro de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) de Santa Rita do Sapucaí (MG), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde, no Reino Unido e advogado formado no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb). Desde 2005 é titular de cargo efetivo de Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já ocupou outras posições gerenciais e de assessoria na Anatel e atuou como engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás.

Mestra Doci

Mestra Doci

Formação Acadêmica: Licenciatura em Letras-Universidade Federal da Bahia (1978-UFBA) e Especialização em Educação de Adultos – Universidade Federal da Paraíba (1982-UFPB). Atividades artística-culturais: Mestra das Tradições Orais, educadora e contadora de histórias. Título/Homenagem: Em 2011 foi homenageada pela Câmara Municipal de João Pessoa- recebeu o título de Cidadã Pessoense.

Michael Anthony Stanton

Michael Anthony Stanton

Michael Anthony Stanton foi um dos precursores da Internet no Brasil. É protagonista na formação das redes acadêmicas no Brasil desde a década de 1980. Contribuiu de forma determinante para o início da Internet no Brasil. Atualmente, é diretor da RNP responsável pelo desenvolvimento de novos serviços de Internet Avançada para os usuários da RNP. Procura ativamente o engajamento da RNP e da comunidade nacional de pesquisa em redes em projetos de colaboração internacional, mais recentemente na linha de Internet do Futuro, onde a RNP tem atuação destacada nos projetos INCT Ciência Web (CNPq) e Experimentação no Futuro da Internet entre Brasil e Europa (FIBRE).

Newton José Galiza de Andrade Dias

Newton José Galiza de Andrade Dias

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Estácio Idez. Pythonista. Entusiasta de tecnologia. Desenvolvedor de jogos.

Octávio Paulo Neto

Octávio Paulo Neto

OCTÁVIO CELSO GONDIM PAULO NETO Promotor de Justiça, coordenador do Núcleo de Gestão do Conhecimento do Ministério Público da Paraíba. - Secretário-Geral do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC - 2009/2012); - Colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) - Membro da ENCLA (indicação do CNMP); - Membro do Grupo interinstitucional de Trabalho do Projeto Bidal/OEA (Projeto Bidal - Proyecto de Administración de Bienes Incautados y Decomisados en América Latina); - Diploma de Mérito do COAF - 2014 (portaria COAF/MF nº 05, de 13 de março de 2014); - Membro do Conselho da ENACC - Estratégia Nacional de Combate a Cartéis (2008/2012); - Instrutor da Escola Nacional do Ministério Público; - Um dos idealizadores do Hackfest Contra a Corrupção e do FOCCO.

Priscila Gonsales

Priscila Gonsales

Fellow Ashoka, máster em Educação, Família e Tecnologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), pós-graduada em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, especialista em Design Thinking pela ESPM e graduada em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atua na área de educação e tecnologia desde 2001. Como pesquisadora do Cenpec (Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária) coordenou o Programa Educarede no Brasil, pioneiro na formação para o uso educativo da Internet pelas escolas públicas de 8 países. É cofundadora do Instituto Educadigital que trabalha em prol da educação aberta na cultura digital. É consultora especialista do Comitê Gestor da Internet no Brasil na realização da pesquisa TIC-Educação, organizadora e editora da versão em Português do material Design Thinking para Educadores, uma das autoras do livro "Recursos Educacionais Abertos" e colaboradora do projeto Escolas Transformadoras. Em 2012 representou o Brasil no Congresso Internacional de Recursos Educacionais Abertos da Unesco em Paris/França. E, em 2014, participou do Advocacy Day sobre Recursos Educacionais Abertos na Casa Branca, em Washington.

Renato César Lira Borges

Renato César Lira Borges

Graduando de Sistemas para Internet, Desenvolvedor FullStack. Trabalhou na empresa TurboSys, e atualmente contratado pela APICBase.

Renato Rodrigues

Renato Rodrigues

Administrador de empresas e analista de sistemas, Lider Coaching, especializado em Boas Práticas e Normas da Qualidade como: ISO, ITIL. COBIT, Scrum, MPS.Br, MEG e PMBok. Administrador de Banco de Dados. Fundador e CEO da Softcom Tecnologia, Certificada ISO 9001 e MPS.Br Nível F, Reconhecida pelos Prêmios Sebrae MPE e PPQ.

Roberto Pessoa

Roberto Pessoa

Economista, empresário, político e atual presidente da UNEP.

Tanara Lauschner

Tanara Lauschner

Projeto: Cunhatã Digital visa estimular a presença das mulheres da região amazônica em áreas de ciência&tecnologia. O Projeto Cunhantã Digital pretende estimular o aumento do quantitativo feminino na área de exatas com foco em tecnologia e computação. A ideia é despertar o interesse de alunas do ensino médio/tecnológico e/ou dos anos finais do ensino fundamental, e motivá-las a seguir carreira em Computação. O projeto também visa fomentar o debate de gênero na academia e no mercado de trabalho tecnológico contribuindo para a formação de profissionais mais engajados tanto em busca da emancipação individual de cada mulher, quanto da consciência coletiva necessária à superação de preconceitos e tabus, desmistificando a visão tradicional de que as áreas tecnológicas são masculinas. O Cunhantã Digital possui a chancela da Sociedade Brasileira de Computação(SBC) por ser um projeto inspirado no Programa Meninas Digitais.

Thiago Campos Leonel

Thiago Campos Leonel

Concluinte do curso de Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato. Trabalha há quatro anos como programador Java/Android e atualmente está envolvido no desenvolvimento de uma ferramenta para correção automática de gabaritos utilizando Rails e OpenCV. É vice-presidente de projetos do Enactus IFCE Crato e faz parte da comissão organizadora do Café com Bytes.

Wenddell Juler P. Lima

Wenddell Juler P. Lima

Licenciando em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou em diversos projetos durante a graduação, sendo considerado um dos alunos de maior destaque entre os cursos de TI, oferecidos pela Universidade. É o criador do Projeto HOOGO, desenvolvido para web com jogos, vídeo-aulas animadas e atividades de forma gratuita e livre para todos os públicos, na qual ensina sobre Segurança na Internet, um assunto bastante necessário na era da informação (Disponível em Novembro para acesso). É produtor cultural, trabalhando ativamente no audiovisual independente, tendo atuado em mais de 10 projetos premiados pelo Brasil.

Yuri Cavalcanti

Yuri Cavalcanti

Possui graduação em Física e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), professor do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), professor da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UFPB) e técnico em laboratório em física da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistemas de Instrumentação, Medição e Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de processos, tomografia por capacitância elétrica, analisador de pureza de substância, fluxos multifásicos e ensino de ciências.

Realização