Entendendo ChatBots: Introdução, Conceitos, Estrutura e Principais Aplicações

A utilização de Assistentes Virtuais para otimizar a interação entre empresas e seus clientes já é uma realidade e encontra-se em crescimento. Tal estratégia faz uso da tecnologia de ChatBots, que trata do emprego de softwares robôs capazes de simular o comportamento humano dentro de uma conversa com pessoas reais. Isso se dá através de um software de respostas automáticas capaz de interpretar a entrada de dados e emitir uma saída correspondente. A Siri, da Apple, a Cortana, da Microsoft, e a Google Assistant, da Google, já não são os únicos robôs que podem ser carregados em um smartphone, aplicativos de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, carregam milhares de chatbots. Através deles é possível fazer compras, obter diversas informações e executar outras dezenas de atividades. Diante disso, o objetivo é realizar uma introdução ao uso de chatbots, onde serão apresentados os principais conceitos empregados nessa tecnologia, algumas ferramentas de apoio para o desenvolvimento de tais aplicações, situações mais comuns em que seu uso é recomendado e, por fim, alguns exemplos em destaque no mercado atualmente, bem como as principais áreas de sua utilização, tais como educação, clima, vendas, entre outras. Palestrante 01: Caio Mateus Oliveira Martins de Sousa Palestrante 02: Marcelo Fernandes Barbosa Orientador: Prof. Diego da Silva Pereira