Palestra sobre desenvolvimento Android apresenta caminhos e discute possibilidades para iniciantes

Felipe Porge Xavier falou sobre desenvolvimento Android no primeiro dia da EXPOTEC

Por Josenilson Silva CPJ/UFPB

Dando início às atividades no eixo de Desenvolvimento da Expotec, a palestra de  Felipe Porge Xavier, “Iniciando no Desenvolvimento Android” (Dia 27), explanou um panorama de estratégias e modelos para os interessados no processo inicial de criação de aplicações para o sistema do Google. O encontro contou com citações de ferramentas como “Android Studio” e “Android SDK”, que são essenciais para os programadores que estão entrando agora na atmosfera dos desenvolvedores.

O palestrante aluno do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, que foi diretor de projetos da Empresa Junior Lenz e participou do Ciências Sem Fronteiras – Espanha (2012/2013), falou sobre o cenário atual entre os desenvolvedores, destacando a competitividade. “É interessante observar como os outros países estão se preparando e desenvolvendo novos programas para competir no mercado internacional”, ressaltou ele. Também foi discutida a abertura e a facilidade da “Stack Overflow”, plataforma de dúvidas e respostas traz para os iniciantes.

O encontro contou com um público considerável de estudantes da área tecnológica, como Emanuel Batista, desenvolvedor há 2 anos e aluno do curso de Análise de Desenvolvimento e Sistema, também do IFPB. Para ele, o mercado "é bem democrático e espaçoso, proporciona um ganho de conhecimento e dinheiro, além de ser um campo que tem muitas oportunidades”.

Tanto o palestrante, quanto o ouvinte destacaram a importância do conhecimento de Java para iniciar no desenvolvimento. Segundo eles, dessa forma até mesmo os mais amadores têm noção de por onde começar e, com um campo tão abrangente, conseguem escolher o eixo em que se sentem mais confortáveis para continuar estudando e subir no mercado.


Contato