EXPOTEC: Começa amanhã um dos maiores eventos de tecnologia e comunicação do Nordeste

Tecnologia e democratização do conhecimento serão debatidos no Centro de Convenções, em João Pessoa

Os expositores já estão montando seus estandes no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, os palestrantes convidados de outros Estados começam a chegar e as equipes se preparam para as competições de robótica e a hackathon, de desenvolvimento de software. Estas atividades, e muito mais, acontecerá na EXPOTEC, Feira de Tecnologias da Informação e Comunicação. A abertura será Às 13h30 do dia 27 e o evento segue até sábado, dia 30.

A Expotec 2015 vai reunir atividades nas áreas de Software Livre, games, robótica, desenvolvimento de software, inclusão digital e mídias alternativas. Em um setor ocorrerá o 8º Encontro da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), o congresso com palestras, oficinas e competições, cuja participação requer a inscrição. Em outro, será realizada a Feira de Exposições Expotec, com a participação de mais de 80 expositores, onde terá praça de alimentação e a área de conexão rápida de Internet, com 10 Giga. Esse setor é aberto ao público.

O integrante do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Cidóli Araújo, já está em João Pessoa e se reuniu ontem no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel) com blogueiros e ativistas digitais para finalizar os acertos relativos ao Encontro de Blogueiros. “Estamos com a presença confirmada de brasileiros que são referência no debate sobre a regulamentação das mídias e democratização das comunicações, como Altamiro Borges, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes e a Maria Frô. E ainda, o argentino Sérgio Salinas, que participou da formulação da 'Ley dos Medios' (Lei dos Meios) na Argentina, estará no evento”, informou Cidóli Araújo.

As equipes que vão disputar as competições de robótica e games também aguardam o início das atividades. O estudante Odravison Amaral Júnior é líder da equipe Aliendroidos, uma das inscritas no evento. Ele e outros três colegas vão disputar a Google I/O Extended Hackathon BR, maratona de desenvolvimento. “Os desafios, ter um problema a resolver, é o que me instiga e me torna persistente para desenvolver softwares”, disse o participante. Na Expotec, ele pretende ainda trocar experiências, conhecer pessoas e acompanhar as palestras da área de desenvolvimento.

A feira de exposições contará com mais de 80 expositores, entre empresas, instituições e representantes da sociedade civil. Esta área é de livre acesso ao público e no centro terá bancadas onde os participantes poderão instalar seus computadores e usar uma rede rápida de Internet com velocidade de 10 Giga.

As palestras de cada área serão realizadas em seis salas reservadas para o evento durante o dia, com início às 9h, até às 18h (com pausa para o almoço). As palestras principais, os “keynotes”, serão feitas às 13h30 e às 18h, no auditório principal. Nesses horários não terão outras atividades.


Contato