Em um ano, cresce 7% o número de usuários que assistem vídeos pela Internet

Pesquisa do Cetic.Br aponta que 56% declararam assistir filmes ou vídeos em sites como o Youtube

Os padrões de comportamento de consumo de conteúdo pela rede estão mudando. Miriam Freitas, gerente de Marketing da Thagos - uma empresa de tecnologia especializada em otimizar a velocidade da Internet para o usuário - declarou que operadores e provedores de Internet observam que os usuários estão fazendo mais downloads de vídeo. Uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br 2013), mostra que das atividades de downloads, criação e compartilhamento de conteúdo, 60% dos usuários apontam ter compartilhado textos, imagens ou vídeos. E 56% declararam assistir filmes ou vídeos em sites como o Youtube, enquanto a pesquisa Cetic.br 2012 aponta que 49% dos internautas acessaram vídeos.

Atualmente há muito conteúdo em vídeo disponível online, então, fica a pergunta: Será que no futuro, a programação de TV migrará inteiramente para a Internet? Nesse caso, os tradicionais provedores de TV aberta, TV a cabo e TV via satélite sentiriam a concorrência. Os meios de transmissão de vídeo pela web estão se aprimorando cada vez mais.

O conteúdo pode ser entregue pela Internet diretamente nos dispositivos dos usuários conectados em qualquer lugar, a qualquer tempo. O programa favorito, ou a notícia buscada é levada ao internauta pelo meio alternativo “over the top” (OTT TV). As soluções OTT serão o tema da palestra de Luana Ferreira, Gerente Comercial da Taghos, no dia 28 de maio, às 15 horas, no 8º Encontro Nacional da Anid que será realizado durante a Expotec 2015, no Centro de Convenções, em João Pessoa. O título da palestra é “Quality of Experience - Obtendo melhores resultados com vídeo online”.

Novas ofertas de conteúdo over-the-top (OTT) são anunciadas quase semanalmente no mercado. “É evidente que atingimos um ponto de virada da indústria. E nem sempre a construção de tubulações que encurtam o caminho dos vídeos oferecem uma melhor qualidade de navegação para o cliente”, explica Miriam Freitas.

Na palestra, Luana Ferreira irá mostrar “como garantir entrega de banda larga para clientes exigentes com o Hyper Cache, uma plataforma de entrega de conteúdo para provedores de Internet e operadores telecom que impulsiona suas redes para entregar conteúdo aos clientes finais com alta performance e qualidade de navegação (QoE)”.

 

EXPOTEC

A EXPOTEC é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o apoio de parceiros. Vai reunir no Centro de Convenções em João Pessoa, na Paraíba, atividades da área de tecnologia: web, desenvolvimento, games, robótica e software livre; e debates com foco na democratização do conhecimento: inclusão digital, mídias alternativas e encontro de blogueiros.

Serão quatro dias com mais de 150 palestras em todas as áreas, debates, exposição, competições, maratonas de desenvolvimento, encontros de blogueiros, webradios, ativistas digitais, oficinas e cursos de capacitação.

 

Acesse!

http://www.expotec.org.br/agenda.html

Curta a Expotec nas redes!

Fanpage Facebook

Twitter


Contato