Web Components - o que é?

Web Components é um “pacote” de novas tecnologias Web que ajudam os desenvolvedores a criarem seus aplicativos de forma mais simples e integrada. Os principais recursos desse pacote, já integrados aos navegadores são: Custom Elements, HTML Imports, Templates e Shadow DOM. O site do projeto reúne discussões e técnicas para a adoção e integração dos Web Components.

web components 1

O desenvolvedor Fabio Akita mostra em seu blog alguns exemplos de uso prático dos Web Components e comenta: “O público-alvo é o desenvolvedor front-end que, em vez de buscar um plugin JQuery – por exemplo – vai buscar um Web Component e a forma de utilizá-los não será muito diferente.”

Além de informações básicas e artigos, o site do Web Components também oferece apresentações sobre o tema – a maioria de desenvolvedores que mostraram projetos na conferência Google I/O -, dados sobre a compatibilidade de navegadores com os pacotes Web Components, bibliotecas e estudos de caso, como o Bower, desenvolvido pelo Twitter.

web components 2

Durante a Expotec, Andre Garzia irá palestrar sobre o tema “Web Components” e explicará mais sobre o assunto com exemplos e estudos de caso. André é de Niterói e trabalha com desenvolvimento de apps mobile e front-end. Como Representante Mozilla, ele faz parte do Firefox OS Launch Team e atua no fomento ao desenvolvimento de open Web apps. Recentemente lançou seu segundo livro sobre Firefox OS chamado “Building Games For Firefox OS”. Quando sobra tempo prefere uma cuba libre e quadrinhos.


Contato