Inovação tecnológica será a marca da EXPOTEC, diz ciberativista

A EXPOTEC inaugura uma nova era para a inovação tecnológica na Paraíba. De acordo com Anahuac de Paula Gil, um dos membros da coordenação geral do evento, “a EXPOTEC marca o início de um novo ciclo nas manifestações organizadas do Movimento Software Livre da Paraíba”, destacou.

Ao longo dos últimos anos, o movimento tem enfrentado grandes desafios. Segundo ele, “desde 2012 não acontece eventos de grande porte. Agora, finalmente surge a oportunidade de dar espaço à liberdade tecnológica que aparece para o mercado como uma opção viável e ética de produção, educação e comercialização de tecnologia”, explicou.

Uma das inovações da EXPOTEC é a sinergia de segmentos distintos do ramo da tecnologia, que para Anahuac representa um ponto chave para o sucesso do evento. “O caráter multidisciplinar da ExpotecBR, que vai desde a liberdade de expressão até as últimas tendências em games, parece ser o terreno perfeito para essa poderosa ferramenta de transformação social que é o Software Livre”, frisou.

Para ele, o Software Livre transcende todas as barreiras da tecnologia convencional e dissemina uma dimensão para as tecnologias livres. "É importante ter claro que o Software Livre é um conceito filosófico de empoderamento do cidadão frente à tecnologia que usa. As liberdades de ver, estudar, modificar e redistribuir o código dos programas de computador, associados à uma licença que perpetue esses mesmos direitos aos demais, como a GPL, são o que transformam o Software Livre em um fator de poder e não apenas uma técnica de criação de conhecimento tecnológico. É claro que produzir mais e melhor é desejável, mas não podemos resumir uma nova forma de relacionamento humano em uma técnica de desenvolvimento", desabafou.

Saiba mais

Na EXPOTEC estarão presentes grandes nomes do Software Livre mundial como Richard Stallman, o criador do Movimento Software Livre, Jon maddog Hall da Linux International, além de ativistas brasileiras importantes, como a Kamila Brito do Barco Hacker.

 

http://www.expotec.org.br
Twitter: @expotecbr
Diaspora: http://diasporabr.com.br/u/expotec


Contato