EXPOTEC acontecerá em João Pessoa

           A EXPOTEC - Feira de Tecnologia da Informação e Comunicação, será palco de encontros de vários segmentos como: Encontro Latinoamericano de Blogueiros e Ativistas Digitais, Software Livre, Desenvolvedores, Robótica, Internet e Games. O evento irá reunir mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, polo Cabo Branco. Enquanto a Expotec acontece nos dias 27,28, 29 e 30 de maio, também será realizado o 8º Encontro Nacional da Associação Nacional para Inclusão Digital, Anid. A Expotec tem como objetivo apresentar avanços que prometem revolucionar vários campos da tecnologia.

            A EXPOTEC é a maior vitrine de tecnologia da região Nordeste. Renomados cientistas internacionais e nacionais de TI e diversas áreas de tecnologia já confirmaram presença como: Maddog (Diretor Executivo da Linux International) e Guido Lemos (Lavid-UFPB), juntamente com empresas consagradas no ramo da internet e afins.

            O que antes era visto como ficção científica, agora será visto como realidade. Promover um intercâmbio entre todos os segmentos da tecnologia e aproximar a comunidade das últimas tendências do mercado de software, games e robótica são alguns dos eixos centrais do evento.

            O evento envolverá segmentos do governo, da academia, da indústria de TIC e dos movimentos sociais, bem como das mídias alternativas com o objetivo de difundir as tendências, os desafios e as oportunidades que estimulam o desenvolvimento da economia digital no Brasil e no Mundo.

            A EXPOTEC é uma excelente oportunidade para fomentar a relação entre desenvolvedores, empreendedores e fornecedores de tecnologia. A ideia é compartilhar experiências e práticas de alta performance para o mercado de telecomunicações, informática e robótica.

             Para o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Percival Henriques, a adaptação e interação de diversos segmentos de tecnologia como a integração de ambos os eventos tem o objetivo de articular de forma sustentável a sintonia de temáticas do mundo da tecnologia com o de mídias alternativas. Segundo ele, as oportunidades de interação nas áreas de tecnologia emergem do intercâmbio de iniciativas entre a Comunicação, Computação e o Mercado de TI. 

            As tendências do mercado de robótica, os desafios do mercado das TIC, os impactos dos projetos  de desenvolvedores e as perspectivas de financiamento para as mídias alternativas serão alguns dos temas do evento. Entre as abordagens da Expotec estão: Computação em Nuvem, Interfaces Tangíveis, Social Media, Robótica, Dispositivos de Interação, Preservação e Segurança; Acessibilidade, Arte e Tecnologia.

  Durante os quatro dias de evento ideias inovadoras, projetos empreendedores na área de tecnologia e experiências de sucesso no mercado de sistemas e redes serão compartilhados com os visitantes e a comunidade científica. Já o Encontro Latinoamericano de Blogueiros e Ativistas Digitais, que será realizado entre os dias 29 e 30 de maio, abordará temas como, o Financiamento de Rádios Comunitárias e de Mídias Alternativas, o Marco Civil da Internet e a Regulamentação dos Meios de Comunicação.

 Ao longo do evento serão realizados, ainda, minicursos, oficinas e mesas de conferência para difundir as últimas novidades do mercado de tecnologia e das mídias alternativas.

  Em breve, o site do evento com maiores informações e a plataforma para inscrição serão abertas. A EXPOTEC acontece simultaneamente ao IV Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais.

Nomes consagrados da área de tecnologia, informática e mídias alternativas vão estar presentes no evento. Confira alguns já confirmados:

 

 PAULO MOREIRA LEITE

Premiados jornalista brasileiro, Paulo Moreira Leite, ocupou funções de comando em Veja, Época e Istoé, é  diretor do 247 em Brasília. Seu Blog www.paulomoreiraleite.com é um dos mais acessados do país.

IVAN MORAES FILHO

Membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação- FNDC. Coordenador da campanha pela TV Pública de Pernambuco e membro do Fopecom (Fórum Pernambucano pela Democratização da Comunicação)

Maria da Conceição COliveira.

Historiadora, educadora e pedagoga pela Universidade de São Paulo (USP), autora de coleções didáticas e ativista política. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria Didático e Paradidático Ensino Fundamental e Médio nos anos de 2005 e 2008. Seu blog http://www.revistaforum.com.br/mariafro/ é uma referência na luta pela democratização dos meios de comunicação.

LAERSION JORGE BADOTTI

VCO no mercado de Tv por assinatura e Telecom a 27 anos, idealizador de projetos como Video OnDemand, Monitoramento de Produção em Real Time, gateway de pagamentos PayPlug. Diretor da operação de TV por assinatura e internet em Campo Mourão – PR a 24 anos.

PERCIVAL HENRIQUES

Físico e bacharel em Direito. Atualmente é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID e Conselheiro Titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br e Conselheiro do NIC.br.

TICO KAMIDE

Engenheiro de Produção, MBA em Gestão Empresarial, CEO das empresas Visãonet Telecom, IspShop Equipamentos e Unotrade Tecnologia, conselheiro da Unotel Telecom.

http://www.expotec.org.br
Twitter: @expotecbr
Diaspora: http://diasporabr.com.br/u/expotec


Contato