Blogueiras discutem os limites da Mídia e a cultura do machismo

Cynara Menezes, do blog Socialista Morena e Conceição Oliveira, a Maria Frô, conduziram o Painel Mídia e Gênero

Por Luiza Maria e Elisa Damante – CPJ/UFPB

Cynara Menezes, do blog Socialista Morena e Coinceição Oliveira, a Maria Frô, discutiram, na manhã deste sábado, (30), o tema Mídia e Gênero. A mesa redonda protagonizada por elas faz parte da programação do Encontro Latino-americano de Blogueiros e Ativistas Digitais, inserido na EXPOTEC. Ao longo da discussão elas elencaram pontos em comum dos desafios de manter um blog no ar.

“Eu sempre acho muito gratificante conversar ao vivo com as pessoas e ter essa troca de experiências. Neste debate, em especial, tinham homens e mulheres de várias idades em um debate sobre gênero, o que é muito positivo. Foi um debate sem agressões e acusações, ao contrário do que nós vemos na Rede, o que tornou a troca de ideias prazerosa”, afirmou Cynara.

Para Marina Lima, estudante de Mídias Digitais da UFPB, o debate foi proveitoso no sentido de reforçar as ideias que ela já cultivava e absorver os novos conhecimentos oferecidos pelas debatedoras. “Eu aprendi algo novo. Descobri como esse pessoal que vive de texto como os blogueiros sobrevivem. São profissionais muito criticados, então foi interessante descobrir a vivência delas. Discutir com pessoas que tem os mesmos pensamentos que você também é proveitoso, porque eu acredito que nós crescemos com isso. Eu não encarei como um debate, mas como uma conversa mesmo”, afirmou a estudante.

Cynara e Conceição também levantaram temas importantes quanto às disparidades de gênero no mercado de trabalho e o pensamento machista vigente na sociedade. Elas ressaltaram o fato de as mulheres ainda ocuparem menos cargos de importância em comparação com os homens e muitas vezes terem seu salário inferior, mesmo após anos de luta feminista.

Outras mesas redondas também foram realizadas na manhã do último dia de EXPOTEC. Temas como A Missão de Resistência da Mídia Alternativa, com os jornalistas Maria Inês Nassif e Paulo Moreira Leite, e Imprensa e Legislação fecharam o eixo Mídia Alternativa do evento.


Contato