IETF integra associações de arquitetura da Internet

Julião Braga desvenda a organização da Internet

                                   Chris Sacramento/CPJ-UFPB

Márcia Demensthuk

 

 Da evolução da arquitetura da Internet à compreensão sobre os parâmetros da estrutura digital. Esse foi o tom da palestra, realizada quinta-feira, dia 28 por Julião Braga, pesquisador da Universidade Presbiteriana do Mackenzie e do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, representando a “Internet Society” na EXPOTEC.

O pesquisador trouxe à tona o “caos” impressionantemente organizado que sustenta a Internet e mostrou como se organiza a rede de forma a evitar que a estrutura fique sob domínio de uma só organização, empresa ou governo.

Segundo Braga, nos primórdios do desenvolvimento, no final da década de 1960 e nos anos seguintes, os pesquisadores envolvidos observaram que a rede em construção não poderia ter uma gerenciamento centralizado. Então, antes de ser aberta ao uso público, desenvolveu-se uma estrutura para o funcionamento independente da Internet.

Desta base, configurou-se um ambiente complexo que permitiu grupos de colaboradores que passaram a contribuir internacionalmente para o crescimento e organização do “caos”.

A Força Tarefa de Engenharia na Internet (IETF, em inglês) é um ponto nessa estrutura que associa inúmeras organizações responsáveis pelas atividades que fazem a Internet funcionar. “É uma organização sem sede e sem endereço físico, formada por voluntários do mundo inteiro cuja língua franca é o inglês. Não sabemos quantos são exatamente, qualquer estimativa pode estar equivocada. Milhares de pessoas se reúnem em grupos, remotamente conectados e desenvolvem os requisitos técnicos para que a Internet funcione cada vez melhor”, explicou o palestrante.

Outra característica curiosa é que se alguém quiser escrever uma carta para o IETF, não terá um endereço para a postagem. A organização não está estabelecida fisicamente em lugar nenhum da Terra. “É essa estrutura virtual a responsável por garantir a independência da Internet com relação a qualquer eventual interferência de instituições privadas ou governamentais. A Internet não tem dono!”, concluiu Julião Braga.

Ao final da palestra foram distribuídos exemplares do livro “O Livro do IETF”, que explica detalhadamente o funcionamento do IETF e pode ser obtido gratuitamente pelo endereço:

http://cgi.br/media/docs/publicacoes/1/o-livro-do-ietf.pdf

 


Contato