O caótico estado social e os conflitos existentes na esfera digital entram em pauta

Chris Sacramento/CPJ-UFPB

O colapso da economia, os conflitos entre organizações que buscam o controle da infraestrutura digital do planeta foram os enfoques na palestra ministrada pelo professor em Teoria da Comunicação, especialista em segurança de dados na Universidade de Brasília (UnB), Pedro Rezende. Com o título “software Livre em tempos de ciberguerra”, a palestra foi realizada quinta-feira, 29, no eixo de Software Livre da EXPOTEC.

O professor propôs uma reflexão acentuada perante o estado caótico de conflitos na esfera digital do mundo. A corrupção e os processos informativos foram analisados com um critério analítico profundo, que reflexionou as estimativas de uma hiperinflação global.

Dando abas à uma discussão que levou à tona a desobediência civil, o especialista levantou a hipótese de que atualmente os dados considerados “livres” que circulam na rede, servem apenas de uma prótese do pensamento para quem o faz uso.

O papel da mídia também foi pauta na apresentação, os indícios de uma manipulação psicológica ativada pela instituição social midiática foram utilizados de base para compreender os as etapas da produção e o funcionamento do maquinário de propaganda, promovido pelos interesses ocultos existentes na produção e elaboração de conteúdo.

Questionado a respeito de propostas existentes à desaceleração dos conflitos digitais, Rezende comenta que “a palavra de ordem é o multilateralismo, mas pode também ser apenas uma etapa para mudança de sede de quem exerce um controle centralizado do processo econômico do planeta pós-industrializado”.


Contato