Palestrante da EXPOTEC propõe ferramenta de reestruturação do sistema prisional paraibano

Danilo Monteiro CPJ/UFPB

Uma das áreas que mais sofre com a falta de recursos públicos aqui na Paraíba é a do sistema prisional. Pensando nisso, o desenvolvedor Jobson de Araújo Nascimento criou uma ferramenta de gestão de informações que ajuda a reestruturar o sistema penitenciário: o SISCAP.

Em sua palestra do último dia da EXPOTEC, no dia 30, Jobson detalhou como funciona a tecnologia do SISCAP. “Ele não funciona apenas como um cadastro, pois tem algumas peculiaridades. É feito um cadastro biométrico das informações do apenado, ou seja, das suas digitais e dos visitantes. Isso é importante para evitar a duplicidade de informações”, esclareceu.

A ferramenta, que já está em funcionamento há cerca de um ano na Penitenciária Padrão de Campina Grande, também realiza uma segregação prisional. “Não é interessante para o governo manter numa mesma cela um presidiário de alta periculosidade e um réu primário”, afirmou o palestrante.

Além disso, o SISCAP trabalha com uma plataforma móvel de reconhecimento facial, mas que também reconhece características distintas dos apenados, como tatuagens e cicatrizes. “Nós desenvolvemos um sistema simples, mas robusto e repleto de informações, pois reconhecemos que o governo não oferece muitos recursos para a área”, acrescentou Jobson.

Após a palestra, Jobson destacou a importância da EXPOTEC 2015. “Esse tipo de evento é essencial, pois aqui vemos vários desenvolvedores de alto nível e projetos inovadores. A EXPOTEC é relevante porque aqui nos foi aberto o espaço para mostrarmos nosso produto e estamos dando o nosso melhor”, finalizou.


Contato