Jornalista e ativista digital, Lidyane Ponciano fala sobre a causa da Democratização da Mídia

Lidyane Ponciano, jornalista, ativista digital e coordenadora Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Por Luiza Maria – CPJ/UFPB

Após o debate sobre o tema “Regulação da Mídia pra Quê?”, a coordenadora do Comitê Mineiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Lidyane Ponciano, relatou suas percepções a respeito dos participantes que presenciaram a defesa de sua opinião, bem como a de Sérgio Salinas, Arimatéia França e Conceição Oliveira (Maria Frô).

“É interessante o fato de os professores já estarem introduzindo essa questão da democratização da comunicação nos períodos iniciais da faculdade de jornalismo. Isso é muito importante para a formação crítica dos estudantes, futuros profissionais”, disse Lydiane.

Sobre a EXPOTEC, ela defendeu a importância de um evento como este abrir espaço para discussões relativas à Mídia Alternativa. A ativista ainda analisou o evento, ressaltando a importância de ser uma programação independente dos grandes conglomerados midiáticos e que proporciona a ampla discussão da comunicação.

O Projeto de Lei da Mídia Democrática também entrou em pauta na mesa de debates. Lidyane descreveu o longo processo, desde a Conferência Nacional da Comunicação até o Projeto de Lei, de fato e solicitou aos presentes ajuda para recolher assinaturas no site.

Os debates e palestras acerca da mídia alternativa continuam até o sábado, 30/05, abrangendo desde serviços de telecomunicação e TV Digital a debates sobre mídia e gênero. 


Contato