Palestrante da EXPOTEC compara conjunto de dados amplos a um organismo vivo

Alessandro Feitoza, desenvolvedor do projeto e-Jovem na Secretaria de Educação do Ceará, fala sobre a funcionalidade do Big Data

Por Luiza Maria – CPJ/UFPB

Na manhã desta sexta-feira, 29, uma analogia do conceito de Big Data a um ser vivo foi título da palestra “Big Data: O Que É? Onde Vive? Do que Se Alimenta?”, ministrada por Alessandro Feitoza, desenvolvedor do projeto e-Jovem na Secretaria de Educação do Ceará. Ele parafraseou esse dito para explicar o conceito do mecanismo.

O desenvolvedor relatou que isso é uma definição para uma nova tecnologia em ascensão: “Muito falada e ainda pouco estudada, o Big Data se concentra em trabalhar com um grande volume de dados”, comentou Alessandro.

A ideia dos “5Vs” (Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade, e Valor) foi exemplificada com o Facebook. Nessa Rede Social, há um volume muito grande de postagens por dia,  gerando muitos dados. Estes são de variados assuntos; necessitam de velocidade na busca por eles; são verdadeiros ou não e de valor enorme para as empresas (como as de marketing, por exemplo).

Acerca do público presente, Alessandro comentou sobre a sua surpresa ao deparar-se com o profissionalismo dos ouvintes, em comparação a outros eventos com essa mesma temática: “Normalmente o público é mais novo e não tão profissional. Aqui na minha palestra, por exemplo, um ouvinte inclusive complementou minha participação com outro uso do Big Date”, dissertou ele.


Contato